Governo questionado sobre a requalificação da Escola Secundária de Coruche
Os deputados socialistas eleitos por Santarém querem saber se o Ministério da Educação vai avançar com as obras na Escola Secundária de Coruche.
Os deputados do PS eleitos por Santarém questionaram o ministro da Educação sobre as obras de requalificação da Escola Secundária de Coruche. As obras são consideradas urgentes dado o estado de degradação em que se encontra aquele estabelecimento de ensino, conforme já noticiou O MIRANTE.
Os deputados Mara Lagriminha, Hugo Costa, Alexandra Leitão, Manuel Afonso e Francisco Dinis recordam que são conhecidos os problemas existentes naquela escola e que estão relacionados com as casas-de-banho avariadas, infiltrações, frio nas salas pela incapacidade de o quadro eléctrico, entre outras debilidades identificadas.
Nas perguntas dirigidas ao Ministério da Educação os deputados querem saber se o Governo está a negociar o pacote financeiro com a autarquia de Coruche para resolver as questões estruturais da Escola Secundária. Os socialistas questionam ainda se o Ministério da Educação tem sido alertado pelo Agrupamento da Escola Secundária de Coruche e se este estabelecimento de ensino é considerado prioritário para requalificação.
Recorde-se que o Governo estabeleceu um acordo com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses e assumiu o compromisso de realizar o investimento de construção e requalificação de edifícios escolares através de diversas fontes de financiamento, designadamente o programa de fundos europeus Portugal 2030, o Plano de Recuperação e Resiliência e o Banco Europeu de Investimento.
A escola tem actualmente cerca de 650 alunos e é a única com este nível de ensino no concelho de Coruche. “É essencial que o espaço onde decorrem as aulas – para alunos, professores e funcionários – seja adequado e tenha as mais elementares condições de dignidade. Infelizmente o edifício que acolhe a escola está obsoleto e com graves problemas de insalubridade”, reforçam os deputados.