Edifício municipal devoluto na Vala do Carregado vai receber lar de idosos

A Associação de Promoção Social de Castanheira do Ribatejo informou que estão em curso as últimas formalidades para transformar um edifício municipal da Vala do Carregado em lar de idosos. Transformação vai custar um milhão e 300 mil euros e a perspectiva é ter o espaço inaugurado até Dezembro do próximo ano.
A Associação de Promoção Social (APS) de Castanheira do Ribatejo viu aprovada a sua candidatura ao programa PARES da Segurança Social e já recebeu uma verba de um milhão e 300 mil euros para poder criar um lar com centro de dia na Vala do Carregado. A informação é avançada a O MIRANTE pelo dirigente da colectividade, José Nunes, que diz esperar que a obra esteja concluída até ao final do próximo ano. “Já temos a verba, estamos apenas a aguardar pelas últimas formalidades. Não será um lar muito grande mas não queremos dar um passo maior que a perna. É o que temos com aquele edifício e vamos fazê-lo. Não queremos coisas megalómanas para depois estarem fechadas, como conheço algumas no concelho”, refere o dirigente.
O presidente da APS defende que as questões do apoio aos mais velhos vão fazer cada vez mais parte da ordem do dia da comunidade e que, por isso, a existência de um lar para dar resposta à procura da população é fundamental e acredita que o espaço ficará rapidamente lotado. Não ter dívidas e manter a associação bem financeiramente apesar do avanço da obra são outras expectativas que José Nunes quer deixar na APS.
O lar vai nascer no edifício municipal existente na Vala do Carregado que está fechado há onze anos por falta de actividade da única associação que, à data, o ocupava. Terá capacidade para duas dezenas de utentes em lar e outros dez em centro de dia. A ideia inicial da associação era custear a obra do seu bolso mas acabou por conseguir candidatá-la ao programa PARES, que agora o vai financiar.
O edifício na Vala do Carregado, recorde-se, custou 375 mil euros à Câmara de Vila Franca de Xira há década e meia e foi inaugurado em 2010. Só foi usado pela Associação Desportiva e Cultural da Vala do Carregado, que ali chegou a promover alguns eventos que mobilizaram a comunidade. A associação acabou por se extinguir pouco depois e o edifício voltou para as mãos do município. Tem um auditório, salas de reuniões, restaurante e campo de jogos multiusos. A APS é a maior associação de Castanheira do Ribatejo, gerindo um património avaliado em seis milhões de euros e acolhendo diariamente mais de meio milhar de crianças, distribuídas pelas valências de berçário, creche, pré-escolar e ATL. Emprega uma centena de funcionários.