Alunos do Cartaxo têm aulas na natureza
Alunos do terceiro ciclo do ensino básico estiveram um dia a aprender na Aldeia da Palhota, no concelho do Cartaxo.
A Câmara Municipal do Cartaxo, em conjunto com o Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita, organizou um dia de aulas diferente do habitual. O “Dia de aulas na natureza - Missão: À descoberta da Palhota” realizou-se na Aldeia da Palhota, no concelho do Cartaxo, a 8 de Março, envolvendo oito turmas do sétimo ano. O objectivo passou por consolidar os conhecimentos leccionados no contexto de sala de aula. A actividade teve como parceiros a Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona, a Confraria Ibérica do Tejo e o Projecto Palhota Viva.
Os alunos percorreram quatro estações, a primeira denominada “olhar de cientista”, onde puderam desenvolver a criatividade, a segunda ligada à Geologia, seguiu-se uma relacionada à Biologia e na última estação abordou-se a Aldeia da Palhota e a sua cultura avieira.
“No dia de aulas na natureza os alunos tomaram consciência da geodiversidade local e perceberam a importância dos georrecursos ligados ao rio Tejo; a relevância das paisagens e recursos fluviais e de como estas promoveram a fixação de comunidades na sua dependência”, lê-se no comunicado da Câmara do Cartaxo.