Sociedade | 16-03-2023 12:00

Alunos de Torres Novas aprendem mais sobre importância da saúde renal

Alunos de Torres Novas aprendem mais sobre importância da saúde renal
Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo foi à escola comemorar o Dia Mundial do Rim que se assinalou a 9 de Março

Iniciativa do Centro Hospitalar do Médio Tejo realizou-se a propósito do Dia Mundial do Rim e envolveu a participação de mais de uma centena de alunos do concelho de Torres Novas.

O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) foi à escola comemorar o Dia Mundial do Rim, a 9 de Março, e sensibilizar os jovens para a importância da saúde renal. Três médicas internas da instituição despiram a bata da consulta e vestiram a de “professoras”, oferecendo a 60 alunos de três turmas do 6º ano de escolaridade da Escola Artur Gonçalves, em Torres Novas, uma aula diferente, em que se aprendeu mais sobre a morfologia dos rins, sobre a doença renal crónica e a sua prevenção. Na segunda-feira, 13 de Março, as três médicas também foram à escola de Riachos. No total vão ensinar sobre o tema a mais de uma centena de crianças do concelho de Torres Novas.
A “aula” foi integrada no conteúdo programático da disciplina de Ciências da Natureza. O objectivo foi explicar de uma maneira lúdica o sistema urinário e o seu funcionamento. Para além de uma apresentação teórica os alunos puderam assistir à dissecação de um rim de porco pelos profissionais de saúde e realizar uma experiência prática sobre a filtração de um rim. A actividade promoveu também uma sensibilização sobre os hábitos de vida saudável a adoptar para a prevenção da doença renal, entre os quais a prática regular de exercício físico, a redução do consumo de sal na dieta e a importância de uma correcta hidratação diária.
A actividade terminou com o registo fotográfico no contexto da campanha internacional “#ShowYourKidneys”, que colocou as três turmas de Torres Novas no mapa da sensibilização contra a doença renal crónica. Foram também distribuídos folhetos lúdicos que o CHMT preparou especificamente para a comunidade escolar, com mensagens e curiosidades sobre os rins e oferecidas garrafas de água com mensagens alusivas ao rim e às suas funções.
O Dia Mundial do Rim é uma campanha global de saúde pública cujo objectivo é chamar a atenção de toda a população para a importância da função dos rins na saúde, pretendendo reduzir o impacto e frequência da doença renal crónica a nível mundial. A Doença Renal Crónica é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de função renal num período de meses a anos. Afecta uma em cada dez pessoas da população mundial e, apesar da sua gravidade ser variável, é uma doença crónica, incurável e que motiva a necessidade de cuidados de saúde durante toda a vida.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo