Assembleia de Freguesia de Vila Franca de Xira adiada para clarificação
Presidente da assembleia quis que não existissem dúvidas na ordem de trabalhos e adiou para terça-feira, 14 de Março, a assembleia que dará posse a Ricardo Carvalho.
A Assembleia de Freguesia de Vila Franca de Xira para confirmar Ricardo Carvalho como sucessor de João Santos na presidência da junta de freguesia da cidade, inicialmente agendada para 8 de Março, foi adiada para a noite de terça-feira, 14 de Março, já depois do fecho desta edição.
O motivo do adiamento foi, segundo Madalena Lage, presidente da assembleia, a necessidade de clarificar a ordem de trabalhos, que inicialmente não incluía um ponto específico para a eleição dos dois novos membros para integrar o executivo. A O MIRANTE, Madalena Lage explica que a intenção foi não deixar dúvidas sobre os três pontos a serem discutidos, a saber: a renúncia do presidente da junta, João Santos e de Zilda Martins; a eleição dos dois novos membros para integrar o executivo; e a pronúncia dos grupos políticos que integram a assembleia sobre a situação actual da freguesia.
Segundo o que o nosso jornal apurou, a oposição não vai inviabilizar a continuidade dos socialistas na gestão da freguesia, onde têm maioria relativa (seis eleitos contra quatro da CDU, dois da Coligação Nova Geração (PSD/PPM/MPT) e um eleito do Chega).
O socialista João Santos, recorde-se, renunciou ao cargo depois de uma queixa apresentada pelos eleitos comunistas no Tribunal de Contas envolvendo um caso de acumulação do vencimento de autarca com o de professor universitário, caso em que sempre alegou inocência, tendo o Tribunal de Contas declarado que não houve dano para o erário público. Ainda assim aquele tribunal condenou a junta ao pagamento de uma multa de 3.619 euros.