Sociedade | 18-03-2023 15:00

“Doença do buxo” na Mata dos Sete Montes em Tomar

O mau estado da Mata Nacional dos Sete Montes, em Tomar, foi um dos assuntos que gerou mais debate na última reunião de executivo.

A presidente da Câmara Municipal de Tomar revelou na última reunião de executivo que “a doença do buxo” poderá ser a origem para o estado de degradação da Mata Nacional dos Sete Montes. Anabela Freitas (PS) respondeu a uma tomada de posição do vereador da oposição Tiago Carrão (PSD), afirmando que o município tem mantido reuniões com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e que tudo indica para o fungo do buxo, que pode originar a queda de folhas dos arbustos e ficarem “mordiscadas ou de outra cor” que não a verde.
“Eles pensavam que era uma determinada bactéria, fizeram umas análises e não é essa bactéria. Entretanto já cá veio uma segunda equipa para fazer outro tipo de análises, mas ainda não comunicaram o resultado”, disse Anabela Freitas, acrescentando que depois de identificado o problema, está combinado que é o município a responsabilizar-se pelo pagamento dos tratamentos necessários.
Tiago Carrão considera o cenário “bastante triste”, uma vez que a Mata Nacional dos Sete Montes é “um dos cartões de visita da cidade e que neste momento tem a faixa central em muito mau estado, para não dizer que a maioria das plantas acabou por morrer”. O autarca da oposição recordou que o espaço é um dos mais importantes para a realização da Festa dos Tabuleiros, que vai começar dentro de pouco tempo. “Não sendo especialista, parece-me de difícil recuperação a tempo da festa”, frisou.
A Mata Nacional dos Sete Montes tem cerca de 39 hectares e é o principal parque da cidade. Faz a ligação ao Castelo e Convento de Cristo, tendo sido usada pela Ordem de Cristo como área de cultivo e recolhimento.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo