Sociedade | 18-03-2023 07:00

Pescadores de Vila Franca de Xira vão representar Portugal no campeonato do mundo

Pescadores de Vila Franca de Xira vão representar Portugal no campeonato do mundo
Foto First Bait

Clube First Bait compete desde 2016 no escalão máximo da modalidade

Os atletas do clube de pesca First Bait de Vila Franca de Xira, que se dedica à prática de pesca desportiva de competição vai representar Portugal no 42º campeonato do mundo de pesca desportiva que se realiza em Julho na Polónia.

Será a segunda internacionalização da equipa, que irá lutar contra 36 clubes de 22 países pela medalha de ouro. A O MIRANTE o clube explica que avança para a prova com “um enorme sentido de responsabilidade” em representar as cores nacionais. O clube compete desde 2016 no escalão máximo a nível nacional e já alcançou um título de campeão nacional. O clube foi notícia em 2019 quando também participou no mundial da Sérvia. Para os dirigentes, que na altura falaram ao nosso jornal, muito treino e empenho era a chave do sucesso para obter bons resultados.

O clube, recorde-se, foi criado em 2012 com o objectivo de se focar na pesca de alta competição. Um dos sócios fundadores, Pedro Levezinho, nascido e criado em Vila Franca de Xira, já trazia consigo a bagagem de ser campeão do mundo a título individual nos anos 90. Em 2013 o clube arrancou a competição a sério no primeiro escalão, o regional, com equipas da zona, sagrando-se campeão. No ano seguinte subiu à segunda divisão nacional e conseguiu a manutenção. Ao terceiro ano sagraram-se vice-campeões e subiram ao escalão principal das provas promovidas pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva.
Quem pensa que a pesca desportiva é um desporto de lazer está enganado, garantia a O MIRANTE Pedro Levezinho, já que a concentração é intensa e o desgaste intelectual e físico também, durante as quatro horas em que dura cada prova. “São quatro horas em que temos de dar o nosso melhor e onde se tomam decisões cruciais para cada uma das horas. Há tácticas específicas que usamos e os percursos vão-se alterando e precisamos de nos manter muito atentos”, explicava.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo