Sociedade | 21-03-2023 21:00

Ministério Público investiga queixa de maus-tratos no Lar de São José das Matas em Mação

Queixa na GNR foi apresentada por familiares de um utente da IPSS situada na freguesia de Envendos, concelho de Mação.

O Centro de Dia - Casa de Idosos de São José das Matas, freguesia de Envendos, concelho de Mação, está a ser investigado pelo Ministério Público depois de uma queixa por maus-tratos ter sido apresentada por um familiar de um utente na Guarda Nacional Republicana (GNR). O director da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), Manuel Cristóvão, confirmou a O MIRANTE a presença da GNR nas instalações do lar, a 6 de Março. Foram identificadas técnicas, uma enfermeira e funcionárias da instituição, além de terem sido recolhidos elementos para investigação.
A direcção da IPSS foi apanhada de surpresa e aguarda desenvolvimentos da investigação. Manuel Cristóvão não se alongou em comentários após ter confirmado a presença da GNR. “Fomos apanhados de surpresa com esta situação, agora as autoridades têm que investigar e nós aguardamos serenamente. A instituição continua a funcionar como habitualmente”, referiu. Ao que O MIRANTE apurou a queixa é relativa ao tratamento a um utente do lar, que está acamado.
O Centro de Dia – Casa de Idosos de São José das Matas começou a funcionar em Junho de 1997 sendo a única IPSS da aldeia de São José das Matas, freguesia de Envendos, concelho de Mação. Dispõe de serviços de centro de dia, apoio domiciliário e lar e conta com cerca de quatro dezenas de utentes. Em 2010 inauguraram uma Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) com capacidade para 20 camas.
Manuel Cristóvão explicou a O MIRANTE que a IPSS está em obras, o que vai permitir aumentar o número de camas de 33 para 40. Com as novas instalações é objectivo criar gabinetes para as técnicas superiores, secretaria, gabinete médico, sala de tempos livres e sala de fisioterapia. As obras incluem também a mudança dos vestiários, balneários e lavandaria dos funcionários ganhando espaço para transformar em quartos. Os restantes espaços vão transitar para as novas instalações.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo