Sociedade | 21-03-2023 13:39

Vila Franca de Xira já tem Núcleo Local de Garantia para a Infância

Vila Franca de Xira já tem Núcleo Local de Garantia para a Infância

O acordo para a criação do núcleo foi presidido pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. No concelho de Vila Franca de Xira estão sinalizadas 2.172 crianças em risco de pobreza.

O município de Vila Franca de Xira já oficializou a criação do Núcleo Local da Garantia para a Infância do concelho. A cerimónia de assinatura do protocolo com a coordenação nacional decorreu no dia 20 de Março, na Câmara de Vila Franca de Xira, e foi presidida pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. A governante avançou que no concelho de Vila Franca de Xira estão sinalizadas 2.172 crianças em risco de vulnerabilidade, e que já se encontram a receber mensalmente a prestação de apoio social, que complementa o abono de família de crianças e jovens em risco de pobreza extrema.

Em 2023, o pagamento por cada criança sinalizada é de 100 euros mensais (incluindo o montante do abono de família). Garantir que nenhuma criança fica para trás e assegurar a igualdade de oportunidades é o objectivo do programa Garantia para a Infância a nível nacional. Os núcleos locais, como o de Vila Franca de Xira, têm o desafio de detectar os casos de vulnerabilidade o mais precocemente possível, para depois garantir que há uma intervenção nas várias dimensões (saúde, alimentação e estudos). “A Garantia para a Infância é um reset ao mundo. Foi o processo legislativo mais rápido da União Europeia e foi aprovado por unanimidade por todos os estados membros”, disse a ministra. O protocolo foi assinado pela Coordenadora Nacional da Garantia para a Infância, Sónia Almeida, e pelo presidente do município de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira.

*Notícia desenvolvida na edição impresa de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo