Sociedade | 25-03-2023 07:00

Jornalismo regional foi tema de debate em Benavente

Jornalismo regional foi tema de debate em Benavente
EDIÇÃO SEMANAL
“Conversas com Gente Dentro” é um projecto da Junta de Benavente cuja última edição debateu sobre jornalismo regional e teve como orador Bernardo Emídio, coordenador editorial de O MIRANTE

Bernardo Emídio, coordenador editorial de O MIRANTE, falou sobre jornalismo de proximidade em mais uma edição do projecto “Conversas com Gente Dentro”. Duas dezenas de pessoas, incluindo jovens estudantes de Comunicação Social, participaram na iniciativa da Junta de Freguesia de Benavente.

A história de O MIRANTE e a sua ligação aos leitores, empresas e instituições estiveram em cima da mesa nas “Conversas com Gente dentro”, promovidas pela Junta de Freguesia de Benavente. Bernardo Emídio, coordenador editorial de O MIRANTE, foi o orador convidado da sessão de sexta-feira, 17 de Março. A importância do jornalismo regional como veículo de proximidade e de informação à população motivou o debate e as questões colocadas pela plateia. A história e o percurso do jornal foram outros dos temas partilhados e que motivaram a curiosidade da assistência, onde se encontravam estudantes de Comunicação Social.
Bernardo Emídio sublinhou que O MIRANTE vai continuar a ser um jornal próximo dos cidadãos e que vai continuar a contribuir para a formação intelectual da região ribatejana fazendo serviço público e de escrutínio do poder de forma independente e séria. “Somos um jornal que se preocupa com os problemas das pessoas e que vai aos sítios para dar lhes dar voz, seja na aldeia mais isolada ou na cidade. Esta dedicação garante a fidelização dos leitores, que recebem o jornal todas as semanas em casa, e que também contribuem directamente para o nosso trabalho enquanto parte interessada sugerindo reportagens ou alertando para problemas”, referiu, acrescentando que o facto de O MIRANTE viver desde sempre exclusivamente da publicidade tem muitas vantagens na concretização de um projecto editorial independente.
O debate durou cerca de duas horas e meia e teve muita interacção por parte da assistência, principalmente de três jovens estudantes que estão a tirar o curso de Comunicação Social. Entre várias dúvidas, os jovens quiseram saber como se mantém a motivação para escrever quando os leitores apenas lêem uma pequena percentagem do artigo completo, se os jornalistas têm medo quando têm que denunciar alguma situação e enfrentar alguém que cometeu alguma transgressão, qual será o futuro do papel, entre outros temas. Os jovens quiseram também saber o que motivou a fundação de O MIRANTE, em 1987, e como cresceu até aos dias de hoje em que abrange a região ribatejana.
A moderação da conversa esteve a cargo de João Ferreira Dias, do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE e contou com a presença da anfitriã, Inês Correia, presidente da Junta de Freguesia de Benavente. A iniciativa “Conversas com Gente Dentro” vai receber mais duas sessões. Dia 24 de Março o tema são as mulheres portuguesas nos finais da idade média, com a professora Ana Maria Rodrigues. Dia 31 de Março o mote são as artes de rua.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo