Sociedade | 25-03-2023 21:00

Mais de duas mil crianças em risco de pobreza em VFX

Mais de duas mil crianças em risco de pobreza em VFX
O presidente da Câmara de VFX, Fernando Paulo Ferreira, com a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho e a deputada do PS, Maria da Luz Rosinha no dia da assinatura do protocolo

No concelho de Vila Franca de Xira estão sinalizadas 2.172 crianças em risco de pobreza. Os dados foram divulgados durante a assinatura do acordo para a criação do Núcleo Local de Garantia para a Infância.

No concelho de Vila Franca de Xira estão sinalizadas 2.172 crianças em risco de pobreza e cujas famílias já se encontram a receber mensalmente a prestação de apoio social, que complementa o abono de família de crianças e jovens em risco de pobreza extrema. Em 2023, o pagamento por cada criança sinalizada é de 100 euros mensais, incluindo o montante do abono de família.
Esses dados foram divulgados pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que esteve na segunda-feira, 20 de Março, na Câmara de Vila Franca de Xira para presidir à sessão de assinatura do protocolo que oficializou a criação do Núcleo Local da Garantia para a Infância nesse concelho.
Instituições particulares de solidariedade social, corpos de bombeiros, forças de segurança e juntas de freguesia são as entidades que fazem parte do Núcleo Local para a Infância de VFX e que podem sinalizar os casos de pobreza para serem devidamente acompanhados. Garantir que nenhuma criança fica para trás e assegurar a igualdade de oportunidades é o objectivo do programa Garantia para a Infância a nível nacional.
Até 2030, os coordenadores do plano têm de acompanhar as 76 medidas que se prevê implementar a nível nacional, regional e local e assegurar que são executadas. Os núcleos locais, como o de Vila Franca de Xira, têm o desafio de detectar os casos de vulnerabilidade o mais precocemente possível, para depois garantir que há uma intervenção nas várias dimensões (saúde, alimentação e estudos). “A Garantia para a Infância é um reset ao mundo. Foi o processo legislativo mais rápido da União Europeia e foi aprovado por unanimidade por todos os estados membros”, disse a ministra.
Na Europa, 20% das crianças estão em risco de pobreza. Em Portugal são 135 mil. A nível local os municípios têm a lista do número de crianças em risco.
O protocolo foi assinado pela Coordenadora Nacional da Garantia para a Infância, Sónia Almeida, e pelo presidente do município de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo