Sociedade | 25-03-2023 10:00

Sai uma reunião de câmara para a mesa do canto

Sai uma reunião de câmara para a mesa do canto
Última sessão camarária de Alcanena foi descentralizada e realizou-se no café Belmira, na aldeia de Carvalheiro, freguesia de Louriceira

O executivo da Câmara de Alcanena fez história ao efectuar uma reunião descentralizada num café de uma aldeia do concelho num momento provavelmente inédito até na história do Poder Local em Portugal.

A última reunião descentralizada do executivo da Câmara de Alcanena teve um palco improvável: o Café Belmira, na localidade de Carvalheiro, freguesia de Louriceira. Foi na tarde de segunda-feira, 20 de Março, que se fez história no Poder Local daquele concelho e, quiçá, do país, com os políticos a debater e votar os assuntos da agenda e o proprietário do espaço, o senhor Manuel Silvério Rafael, a assistir enquanto tomava conta do pequeno estabelecimento. Durante a sessão, alguns clientes foram chegando para beber um café ou uma cerveja não disfarçando a surpresa pelo aparato no local, habitualmente pacato. A título de curiosidade, para acompanhar os trabalhos, os políticos beberam água da torneira, embora o calor da tarde convidasse a uma bebida fresquinha.
Num canto do café foram colocadas as mesas onde o executivo reuniu. Em frente ao balcão foram dispostas cadeiras e as mesas foram arredadas para que, quem quisesse, assistir pudesse fazê-lo mais comodamente e onde se sentaram quatro interessados. Num dos extremos do balcão, por cima de algumas grades de cerveja e refrigerantes, um velhinho telefone preto, ainda com marcador de números em disco, remetia para memórias do século passado antes do advento dos telemóveis e outra parafernália tecnológica.
O Café Belmira é o ponto de encontro da comunidade já que na aldeia não existe uma colectividade em funcionamento e por isso foi o local escolhido pelo executivo municipal, que tem apostado na descentralização das reuniões camarárias, para pôr o Carvalheiro no mapa das sessões. O vice-presidente do município, Alexandre Pires, que substituiu o presidente, ausente por estar em lua-de-mel, agradeceu a amabilidade do dono do café por disponibilizar o espaço. Com um sorriso tímido, o proprietário do Café Belmira respondeu que o executivo municipal poderia utilizá-lo sempre que precisasse.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo