Dinamismo e altruísmo dos dadores de sangue de Vialonga são exemplo na região
Grupo de dadores de sangue de Vialonga celebrou o 46º aniversário com boas notícias: as dádivas não têm parado de aumentar e há cada vez mais jovens a doar sangue. Federação e Instituto Português do Sangue elogiaram dinâmica da colectividade de Vialonga.
A associação dos dadores de sangue de Vialonga é um exemplo de dinamismo e altruísmo na região e nem durante os períodos mais complicados da pandemia baixou os braços para deixar de recolher sangue que era - e ainda é - preciso todos os dias nos hospitais.
A convicção é do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES), que marcaram presença no 46º aniversário da associação de Vialonga na tarde de sábado, 25 de Março.
A federação distinguiu o grupo de Vialonga com uma medalha de mérito da covid-19 pelo empenho que demonstraram durante a pandemia. “Um reconhecimento por nunca terem parado e terem estado sem receios na linha da frente a apoiar nas recolhas de sangue”, explicou o presidente da FEPODABES, Alberto Mota.
O aniversário dos dadores de Vialonga foi pautado por boas notícias: não só as recolhas têm aumentado todos os anos, situando-se entre as 350 e as 400, como há cada vez mais jovens a participar e a doar sangue pela primeira vez. Ainda não são os números ideais mas para os dirigentes do grupo pelo menos já representa uma ligeira subida.
* Notícia desenvolvida na edição semanal de O MIRANTE