Sociedade | 27-03-2023 15:00

Empresa avança com a expansão da rede de fibra óptica em Coruche

O concelho de Coruche tem cinco localidades onde não existe qualquer cobertura disponibilizada pelos operadores de telecomunicações móveis.

Até ao final do ano vão ser efectuados trabalhos para expansão da rede de fibra óptica no concelho de Coruche. A garantia foi deixada na reunião entre o presidente do município, Francisco Oliveira e o responsável da empresa Dstelecom. A cobertura de rede de telecomunicações de fibra óptica nas zonas brancas (sem acesso), identificadas por parte da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), ainda está em fase de discussão pública.
A Câmara de Coruche participou nesta discussão uma vez que o concelho tem cinco localidades onde não existe qualquer cobertura disponibilizada pelos operadores móveis, segundo a avaliação feita pela Anacom, a pedido do município. Todas as zonas brancas têm de ficar com cobertura de rede até ao final de 2024 de acordo com o caderno de encargos lançado pelo Governo. Da parte da autarquia ficou o compromisso de estudar os locais onde é necessário reforçar a rede.
Nalguns locais já existe fibra mas sem capacidade para servir os munícipes e clientes com a velocidade desejada. Recorde-se que segundo o estudo da Anacom a cobertura radioeléctrica dos sistemas de comunicações móveis dos operadores MEO, NOS e Vodafone no concelho de Coruche é “inexistente”, “muito má” ou “má” em 11% dos valores registados. Em cinco localidades – Brejoeira e Carapuções (freguesia de Santana do Mato), Malhada Alta (Coruche), Feixe (Couço) e Buinheira (S. José da Lamarosa) – não existe mesmo qualquer cobertura.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1668
    12-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1668
    12-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo