Sociedade | 27-03-2023 12:00

Vestígios arqueológicos romanos achados durante construção de ETAR de Valhascos

Presidente da Câmara do Sardoal diz que escavação mecânica parou no local onde foram descobertos vestígios da ocupação romana.

Durante a construção da ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Valhascos foram encontrados vestígios arqueológicos, nomeadamente materiais cerâmicos do tempo da ocupação romana. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara do Sardoal, Miguel Borges (PSD), durante a última sessão da assembleia municipal. O autarca esclareceu que, apesar dos vestígios, a obra não parou, apenas foi suspensa a escavação mecânica no local. “Naquela área não haverá intervenção até serem validados e serem feitas as escavações arqueológicas necessárias”, esclareceu o autarca.
No entanto, o eleito da bancada socialista, Rui Valente, garantiu ter estado na obra e constatou que a mesma está parada. “Os trabalhadores estão a trabalhar para a ETAR do Carvoeiro e as obras só vão continuar quando a ETAR do Carvoeiro estiver concluída”, afirmou, acrescentando que foram os próprios trabalhadores da obra que confirmaram a paragem. Miguel Borges esclareceu que tinha consigo a acta da reunião realizada com arqueóloga, onde é confirmado que os trabalhos de escavação mecânica foram suspensos na área onde surgiram os vestígios arqueológicos. “De resto a obra continua”, sublinhou, acrescentando que o técnico de arte e restauro da Câmara do Sardoal está a acompanhar a obra.
A empreitada está a ser executada pela Ambiágua, SA e foi consignada em Novembro de 2022, numa intervenção que envolve os municípios de Mação e Sardoal. A obra tem um prazo de execução de 480 dias e um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros. Miguel Borges adiantou ainda que o assunto já tinha sido explicado em sessão camarária.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo