Sociedade | 28-03-2023 15:00

Santarém quer controlar colónias de gatos espalhadas pela cidade

Santarém quer controlar colónias de gatos espalhadas pela cidade
Câmara de Santarém considera fundamental o envolvimento e reconhecimento formal das cuidadoras no sentido de identificarem as colónias de gatos existentes em Santarém

A demolição de um prédio devoluto que ameaçava ruína no centro histórico de Santarém pôs a nu uma realidade que passa despercebida a muitos.

A demolição de um prédio devoluto que ameaçava ruína no centro histórico de Santarém pôs a nu uma realidade que passa despercebida a muitos: na cidade há várias colónias de gatos abandonados alimentadas por cidadãos. O município tem em curso um projecto experimental para ajudar a cuidar dos felinos e controlar a sua população.

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) apresentou queixa às autoridades competentes pelo desaparecimento de gatos abandonados que viviam num prédio devoluto da Rua Pedro Canavarro, no centro histórico de Santarém, que foi demolido por apresentar risco de derrocada. A comissão política distrital do PAN diz que o imóvel abrigava uma colónia de gatos cuidados por pessoas que os alimentavam e tentavam tratar e acusa o município de ter ordenado o início dos trabalhos de demolição, no dia 10 de Março, sem precaver o resgate dos animais.
“As cuidadoras dos animais ficaram perplexas quando se aperceberam do que se tinha passado a meio do dia e durante o fim-de-semana, deram pela falta de cerca de oito animais sendo que destes duas gatas estavam grávidas e teme-se que já tivessem parido no interior e ficado fatalmente soterradas”, diz o PAN em comunicado.
Contactado por O MIRANTE, o vereador da Câmara de Santarém com o pelouro do Canil e Gatil, Nuno Russo, afirma que, de acordo com a Protecção Civil, não estavam garantidas condições de segurança para colocar pessoas no interior dos destroços para a busca dos animais sob o risco de queda de estruturas. Acrescenta que no dia anterior ao início da demolição foi feita divulgação pública referente ao risco de queda do imóvel e interdição de circulação na Rua Pedro Canavarro. O empreiteiro que procedeu à demolição foi também alertado para a possibilidade da existência de animais no local.
Nuno Russo sabe que existem diversas colónias de gatos na cidade que são alimentadas por cidadãos. Face a essa realidade, a Câmara de Santarém, através do Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém (CROAS), vai proceder à aquisição de 20 abrigos para colónias envolvidas no Programa CED (Captura, Esterilização e Devolução), no âmbito de uma candidatura submetida ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. O iniciado desse trabalho deu-se na Ribeira de Santarém em articulação com uma jovem cuidadora de uma colónia com 30 gatos.
Se este projecto experimental der resultados positivos de controlo da população de gatos o município pretende alargá-lo às restantes colónias. Para isso, sublinha Nuno Russo, é fundamental o envolvimento e reconhecimento formal das cuidadoras existentes no sentido de identificarem colónias existentes em Santarém, proporcionando melhores condições para realizaram o seu trabalho de cuidado do bem-estar dos animais.
Nuno Russo vinca que “é manifesto o nosso esforço, vontade e trabalho futuro, junto das cuidadoras, que também serão reconhecidas como tal pelo município de Santarém, para tratar e acompanhar esta problemática dos animais errantes e abandonados em Santarém”. Uma missão que, garante o vereador, terá sempre o apoio do CROAS e do pelouro do Canil e Gatil Municipal de Santarém.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo