Viaduto da estrada da Alfarrobeira vai ser reparado mas sem passeios
Há meses que os utilizadores da estrada da Alfarrobeira, em Vialonga, são obrigados a passar por um viaduto debaixo da A1 que está em mau estado e onde a drenagem da água é deficiente. Obra vai custar 116 mil euros.
Depois de meses de críticas e queixas da comunidade vai mesmo avançar a obra de reparação e melhoria das condições de atravessamento do viaduto que passa debaixo da Auto-Estrada do Norte (A1) na estrada da Alfarrobeira, que liga Vialonga a Alverca do Ribatejo. Há muito que o piso daquele viaduto está em más condições e a drenagem das águas pluviais é deficiente, gerando sustos entre os condutores especialmente nos dias de chuva.
A estrada da Alfarrobeira tem trânsito intenso de veículos ligeiros e pesados e foi alcatroada antes das últimas eleições autárquicas mas os moradores nunca compreenderam por que motivo foi deixado por reparar um troço com pouco mais de 155 metros, entre o viaduto e o Cabo de Vialonga. Agora, o executivo da Câmara de Vila Franca de Xira apresentou a proposta que visa o lançamento do concurso público para realizar reparações no viaduto e resolver de vez os problemas que há muito se sentem.
A proposta, aprovada por unanimidade, visa o lançamento de um concurso de 116 mil euros tendo em vista a instalação de nova tubagem de escoamento de águas pluviais através da abertura e tapamento de valas, com diâmetros de 200, 400 e 500 milímetros numa extensão total de 155 metros, incluindo a colocação de novo piso de betuminoso. É quase certo que os trabalhos vão gerar constrangimentos na circulação enquanto estiverem a decorrer, dada a falta de espaço do viaduto, até para dois veículos se cruzarem.
A obra vai ser lançada num lote com uma segunda intervenção, orçada em 184 mil euros, que visa trabalhos semelhantes na rede de saneamento e drenagem na vizinha Rua Vieira da Silva, na Póvoa de Santa Iria. Ao todo o concurso público para os dois trabalhos ronda os 300 mil euros.
Não há espaço para passeios
Uma certeza na estrada da Alfarrobeira é que o espaço não irá ver a criação de um passeio para permitir a passagem pedonal por falta de espaço, lamentou o presidente do município, Fernando Paulo Ferreira. “Não se vai conseguir criar um espaço pedonal e até é desaconselhada a passagem pedonal naquele espaço. É muito perigoso passar ali a pé. Os serviços estão a tentar estudar uma alternativa”, avisou o autarca, respondendo ao vereador da CDU Nuno Libório que lamentou que não esteja prevista na empreitada uma solução para o atravessamento pedonal. “Para se chegar ao Cabo atravessamos um viaduto que não tem as condições mínimas de segurança”, lamentou Nuno Libório.
Em 2021, recorde-se, a estrada da Alfarrobeira recebeu obras de asfaltamento orçadas em 271 mil euros, que incluíram também a colocação de nova sinalização horizontal e vertical e uma intervenção na estrada da Verdelha de Baixo em Alverca.