Sociedade | 02-04-2023 18:00

Vila Franca de Xira quer reflectir futuro do Orçamento Participativo

Vila Franca de Xira quer reflectir futuro do Orçamento Participativo
Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira

Presidente do município revela que o orçamento participativo, que anualmente dava um milhão de euros a projectos escolhidos pela comunidade, vai ser alvo de uma reflexão profunda.

Depois de ter ficado suspenso para 2023, agora é a vez do presidente do município de Vila Franca de Xira admitir que o futuro do Orçamento Participativo (OP) vai ser alvo de uma reflexão conjunta para delinear o que será o futuro. Isto numa altura em que foram conhecidos os dez projectos da edição deste ano, referentes a verbas de 2022.
A novidade foi deixada na última reunião do executivo onde Fernando Paulo Ferreira voltou a destacar a necessidade de reflectir sobre o rumo a dar ao programa. “O OP tem sido evolutivo mas vai sofrendo ajustes por via do funcionamento do sistema. A participação das pessoas e entidades vai-se alterando ao longo dos anos e por isso vamos reflectir e ver o modelo que queremos seguir para os próximos anos”, disse. O autarca prometeu que os serviços municipais têm feito um esforço para concretizar no terreno as propostas vencedoras com o menor tempo possível e há até a expectativa que o tempo de execução das obras após a sua selecção não seja superior a dois anos.
Este ano, no orçamento participativo destinado exclusivamente às entidades associativas saíram vencedores os seguintes projectos: aquisição de equipamentos técnicos de artes marciais para a União Portuguesa de Karaté Kenpo; realização de obras de reparação e recuperação dos balneários e casas-de-banho públicas no pavilhão desportivo do Futebol Clube de Alverca; aquisição de transportes para deslocações de atletas da formação do Clube Académico de Desportos e movimento associativo da União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa; requalificação do edifício-sede e parque de jogos da ABEI de Vialonga; e requalificação da Escola Básica 1 nº4 e Jardim-de-Infância do Bairro do Paraíso, em Vila Franca de Xira, que inclui a climatização das salas e a renovação das casas-de-banho.

Obras na comunidade
Já no que diz respeito aos projectos do OP apresentados pela comunidade saíram vencedores os seguintes projectos: dotação de mobiliário urbano, na Quinta da Cruz de Pau, na União de freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz; requalificação da Praça D. Afonso V, em Alverca; renovação do espaço verde e criação de um espaço de lazer na Castanheira do Ribatejo; criação do programa #Spot Escolar N@tural e Digital na Póvoa de Santa Iria, destinado a criar acesso digital via equipamento informático para todos os cidadãos; e criação de um campo de padel em Vila Franca de Xira. Em regra o OP em Vila Franca de Xira contava com uma dotação global a rondar um milhão de euros para investir em projectos submetidos e votados pela comunidade.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo