Sociedade | 07-04-2023 15:00

Hospital de Abrantes recebe 230 mil euros para modernizar maternidade

Hospital de Abrantes recebe 230 mil euros para modernizar maternidade
Urgências do Hospital de Abrantes tem tido uma afluência acima do normal - foto arquivo

Financiamento vai possibilitar às grávidas e parturientes dos 15 concelhos servidos pelo Centro Hospitalar do Médio Tejo terem acesso a melhores serviços, prestados em melhores condições de segurança.

A Maternidade e Bloco de Partos do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), em Abrantes, vão receber um financiamento de cerca de 230 mil euros para modernização de instalações e equipamentos e implementação de um projecto de parto humanizado. Em comunicado, a administração do CHMT afirma que a fatia mais expressiva do investimento, cerca de 180 mil euros, será aplicada nos projectos de infraestruturas, com a substituição integral do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado da Maternidade do CHMT, empreitada que prevê esteja concluída até final do ano, a exemplo do investimento na sala de partos.

Segundo a administração do CHMT, presidida por Casimiro Ramos, este financiamento vai permitir também realizar uma obra no âmbito da humanização dos cuidados de saúde e que passa pela “adaptação da sala de partos de maiores dimensões da Maternidade para um novo conceito de parto fisiológico”. Essa sala vai passar a disponibilizar um “conjunto de equipamentos inovadores, que pretendem mudar a experiência de parto, humanizando-a, e transformando a parturiente passiva num ser activo”.

Entre os investimentos, o CHMT dá ainda conta da “aquisição de um equipamento cardiotocógrafo (CTG) ‘wireless’, com função de acompanhamento e vigilância de trabalho de parto remota, e uma cadeira de parto com grande versatilidade de funções”. Este financiamento vai possibilitar às grávidas e parturientes dos 15 concelhos servidos pelo CHMT o “acesso a melhores serviços, prestados em melhores condições de segurança, e diminuindo assimetrias regionais no que diz respeito à oferta de equipamentos e tecnologia de ponta”, salienta a instituição hospitalar.

Segundo a administração, este investimento está enquadrado no âmbito do Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), promovido pela Direção Executiva do SNS (DE-SNS)

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo