Animais animam idosos e pessoas com deficiência em VFX
Projecto do canil municipal quer ajudar quem está isolado
Foi lançado na última semana em Vila Franca de Xira o projecto “Dá-me a tua pata, dou-te a minha mão”, que visa promover a interacção entre pessoas com deficiência e idosos e os animais de companhia do canil municipal, também conhecido como Centro de Recolha Oficial (CRO).
O projecto nasceu pelas mãos da Divisão de Alimentação e Veterinária que, através dos cães de companhia, procura promover o bem-estar, autonomia e inclusão social de pessoas com deficiência e daqueles que residem em lares ou em isolamento extremo.
No caso de crianças e jovens com perturbação do espectro do autismo e outras patologias do foro cognitivo e intelectual, o contacto com um cão através de actividades de interação e jogos visuais, “promove estímulos que são determinantes para o aumento de socialização e redução dos níveis de ansiedade”, refere o município em comunicado.
No caso dos idosos institucionalizados a intenção é a de “quebrar o gelo e preencher o espaço com o calor humano e animal”, segundo a mesma nota.
A primeira visita do projecto realizou-se no dia 12 de Abril na Cercipóvoa da Póvoa de Santa Iria, onde cinco cães (a Boneca, a Longa, o Tejo, a Mel e a Areia) alojados no CRO interagiram com os utentes da instituição.