Sociedade | 17-04-2023 07:00

Ponte da Escusa vai ter passagem alternativa até se decidir se há ponte nova

Ponte da Escusa vai ter passagem alternativa até se decidir se há ponte nova
Ponte da Escusa está fechada ao trânsito desde Dezembro de 2022 por motivos de segurança

Câmara Municipal de Coruche pediu orçamentos para a construção de uma nova ponte da Escusa ou reparação da existente. Até a decisão ser tomada vai ser criada uma passagem alternativa ao trânsito de ligeiros e tractores agrícolas.

A Câmara de Coruche pediu orçamentos para saber se avança com obras de reparação na ponte da Escusa, na freguesia do Couço, ou para a construção de uma nova estrutura. A travessia naquela ponte encerrou ao trânsito em Dezembro de 2022 por falta de condições de segurança.
O município reuniu com a Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia (ARBVS) e com a empresa Edgar Cardoso, Laboratório de Estruturas, no dia 22 de Março. A empresa vai agora estudar a melhor solução para a ponte e apresentar um orçamento para uma nova infraestrutura e outro orçamento para a reparação da ponte existente.
A Câmara de Coruche, em parceria com a ARBVS, vai avançar dentro de duas semanas com a execução de uma passagem alternativa a jusante da ponte da Escusa. Esta passagem vai permitir a circulação de viaturas ligeiras e tractores agrícolas. A O MIRANTE o vereador da autarquia de Coruche, Pedro Ferreira, diz que a decisão de reparação ou construção de uma nova ponte só será tomada após a apresentação dos orçamentos. Se a opção for a construção de uma nova ponte o autarca admite recorrer a fundos de outras entidades nomeadamente ao Ministério da Agricultura.
Recorde-se que o relatório preliminar, elaborado pela empresa Edgar Cardoso, indicou que a ponte da Escusa não reúne condições de segurança para ser aberta ao trânsito. A infraestrutura apresenta um conjunto de problemas que remetem para o desvio dos pilares de sustentação do tabuleiro da ponte, fruto da pressão exercida pelos jacintos-de-água e pelos resíduos que estão acumulados no rio Sorraia.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo