Falta de médicos complica vida a grávidas
A carência de médicos nos centros de saúde está a deixar grávidas sem consultas no sector público. Muitas das futuras mães são obrigadas a recorrer ao privado. Problema foi debatido na iniciativa “À Roda da Maternidade” na Biblioteca Municipal da Póvoa de Santa Iria.
Esta foi uma das situações faladas na iniciativa “À Roda da Maternidade” na Biblioteca Municipal da Póvoa de Santa Iria.
A grávida Cristiana Costa, 36 anos, reside na Póvoa de Santa Iria desde 2018 mas tem de se deslocar a Coimbra, de onde é natural, para conseguir ter acompanhamento médico da sua gravidez. A situação acontece porque há falta de médicos de família no concelho de Vila Franca de Xira, o que está a fazer com que não sejam cumpridos o programa nacional para a vigilância da gravidez e o programa de saúde infantil do Serviço Nacional de Saúde. Esta é a forma que tem de evitar recorrer a hospitais privados, mas admite que quando o filho nascer vai ser mais complicado fazer a viagem para as consultas e nessa altura terá de recorrer a um pediatra do privado.