Sociedade | 24-04-2023 15:00

Empresário burlado em 138 mil euros responsabiliza BCP mas não é atendido

Empresário burlado em 138 mil euros responsabiliza BCP mas não é atendido
Empresário acredita que o site do banco foi atacado no momento em que se encontrava ligado a fazer pagamentos e que não terá sido caso único

Empresário da construção civil de Vila Franca de Xira vai tentar nos tribunais ser ressarcido dos prejuízos resultantes de ataque informático que diz ter sofrido enquanto fazia pagamentos na plataforma online de um banco.

Deu entrada nos serviços do Tribunal de Vila Franca de Xira na quinta-feira, 13 de Abril, a acção judicial interposta por um construtor civil da cidade contra o banco Millennium BCP, um caso que O MIRANTE noticiou em Março. Na acção, o empresário exige ser ressarcido do ataque de piratas informáticos que lhe levaram 138 mil euros da conta da empresa em pouco mais de meia hora.
O empresário espera vir a conseguir provar que o banco foi alvo de um ataque enquanto realizava pagamentos na plataforma online do banco, o chamado “homebanking”. A vítima, de 60 anos, prefere não dar a cara e o nome mas aceitou contar o caso a O MIRANTE para que sirva de alerta a quem confia nos sites dos bancos, que permitem realizar pagamentos, transferências e outras operações a qualquer hora a partir de um computador.
Tal como noticiámos, nos últimos anos o empresário sempre realizou os pagamentos da empresa através do site do Millennium BCP. No dia 19 de Dezembro último estava a fazê-lo novamente. Ligou-se, realizou vários pagamentos, um deles à Segurança Social, até que o site lhe apresentou uma informação de que precisaria de ser actualizado. Recebeu no telemóvel um novo PIN para reentrar no site e diz que a partir desse momento deixou de ter acesso. “O site bloqueou e achei que tinha ido abaixo. Voltei a abrir e a informação que aparecia era de estar temporariamente indisponível”, conta.
Ao fim de meia hora sem conseguir entrar e com pagamentos ainda por concluir, o empresário lembrou-se de ir a uma caixa multibanco para completar a tarefa. Foi nesse momento que viveu uma sensação de terror: tinham sido feitas 14 transferências, todas superiores a nove mil euros, para contas de titulares chamados Pietro ou Markl. “Eu não estava num site falso, estava dentro do site do banco quando tudo aconteceu e as janelas que me apareceram tinham a indicação do banco. Não entendo como é que o site permite que se façam 14 transferências destes valores em apenas meia hora”, lamenta. O empresário não tem dúvidas de que a responsabilidade do que aconteceu é do banco e acredita que não foi caso único nesse dia.

Banco diz que segurança é importante
Os piratas limparam quase toda a almofada financeira que a empresa tinha para pagar salários e subsídios de Natal. A gestora de conta do empresário bloqueou a conta depois do ataque mas depois, lamenta, teve “zero” apoio do banco. Só a 24 de Fevereiro, depois de pôr os advogados em contacto com o banco, é que recebeu uma resposta, fazendo menção a uma exposição que diz nunca ter feito.
“A forma fradulenta e maliciosa como foi realizado o processo de criação e validação e subsequentes transacções não são a título algum da responsabilidade do banco, não lhe sendo imputadas quaisquer obrigações de restituição dos valores reclamados”, respondeu o BCP ao cliente, lamentando a fraude de que foi vítima e renovando a disponibilidade dos serviços do banco para colaborar com a polícia.
O computador da empresa onde navegava na altura do ataque foi para análise de uma empresa especializada e o relatório revela que este não estava nem nunca esteve em contacto com software malicioso. Por esse motivo, alega a vítima, apenas o site do banco poderia estar directamente sob ataque.

Banco evoca sigilo bancário
Fonte oficial do Millennium BCP evocou o dever de sigilo bancário para não comentar ou responder a questões sobre casos concretos dos seus clientes. Também não confirmou nem desmentiu que o site tenha sido alvo de ataque informático naquele dia e hora. Ressalva, no entanto, que a segurança dos sistemas de informação é muito importante para o banco, “procurando o Millennium BCP adoptar as melhores práticas a cada momento mantendo sempre actualizada a informação sobre avisos de segurança”.

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