Sociedade | 24-04-2023 21:00

Jardim da Praça da República em Salvaterra de Magos vai ter busto de D. Manuel I

As obras de requalificação da praça, no centro da vila, incluem o alargamento da área verde, com a plantação de duas dezenas de árvores, e a qualificação das áreas de circulação pedonal.

A empreitada de requalificação do Jardim da Praça da República, em Salvaterra de Magos, perto da câmara, está em fase de conclusão. Algumas novidades são o mapa que testemunha a localização do pelourinho na praça, retirado no século XIX quando o local recebia o mercado diário; cinco painéis de azulejo pintados à mão a partir de fotografias do jardim, algumas delas com 100 anos e a recuperação do busto de D. Dinis e instalação de um busto de D. Manuel I. A inauguração pode ser ainda este mês, num investimento de 453,918,89 euros, sendo a comparticipação municipal na ordem dos 70 mil euros.
As obras incluem a criação de mais área verde, com a plantação de duas dezenas de árvores, e a qualificação das áreas de circulação pedonal. O espaço vai manter a sua vertente de lazer e capacidade para receber eventos de qualquer natureza, segundo revelou o presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio, em declarações a O MIRANTE, acrescentando que se está também a finalizar a requalificação da escola “O Século”.
“Poderá sempre haver gente que não se reveja na intervenção, mas que pelo menos se reveja no cuidado que houve, na dignificação do espaço, até pela qualidade dos materiais empregues e também nestes pormenores”, afirma o autarca. A empreitada tem o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Portugal2020, Programa Operacional do Alentejo e Programa de Apoio à Regeneração Urbana.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo