Sociedade | 24-04-2023 17:08

População de Ourém contra destruição do Pinhal do Rei para instalação de fotovoltaica

População de Ourém contra destruição do Pinhal do Rei para instalação de fotovoltaica
foto dr

Petição para impedir construção de central fotovoltaica no Pinhal do Rei, em Ourém, já vai com mais de duas centenas de assinaturas.

O Pinhal do Rei, que pertenceu à Casa Real e envolve o Castelo de Ourém, está a ser cortado e a população juntou-se para promover uma petição contra a sua destruição. O primeiro corte, em 2022, implicou o abate de mais de 62 hectares de mata, em grande parte constituída por pinheiro-bravo. No domingo, 23 de Abril, alguns populares realizaram uma caminhada, com cerca de três quilómetros, para sensibilizar para o assunto.

Na internet está uma petição com mais de duas centenas de assinaturas com o objectivo de “impedir a destruição em curso do Pinhal do Rei, actualmente integrado no património da Fundação da Casa de Bragança, uma área florestal que constitui parte integrante e relevante do património histórico e ambiental do concelho de Ourém”. O documento refere que vai ser instalada uma central fotovoltaica, “projecto que compromete a salvaguarda dos valores ambientais do concelho, não beneficia em absolutamente nada o povo de Ourém e colide, frontalmente, com a vocação e função social da mesma Fundação Casa de Bragança”. A petição refere ainda que o Pinhal do Rei é um território amplo e disponível e onde, sob gestão da câmara municipal, poderão ser instalados trilhos, roteiros, ciclovias, espaços de cultura e convívio e os demais equipamentos adequados, incluindo um moderno centro interpretativo. “Porque a Câmara Municipal de Ourém deve promover medidas estratégicas de sustentabilidade, de que a protecção ambiental é o primeiro dos requisitos, e porque a protecção do Pinhal do Rei justifica-se largamente pela sua importância, os subscritores desta petição pública requerem a imediata rejeição e reversão municipal do projecto fotovoltaico, urgente reflorestação e a criação de condições objectivas para a instalação no Pinhal do Rei de um parque da Cidade de Ourém”, refere o documento.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo