Três desportistas de Almeirim distinguidos com medalhas de ouro do município
Os jovens atletas de áreas como o teqball, dança desportiva e triatlo foram distinguidos pela Câmara de Almeirim com medalhas de mérito desportivo. Leonor da Costa Pinho, Margarida Casebre Serrão e Gustavo do Canto vêem reconhecida a sua dedicação ao desporto.
A Câmara de Almeirim distinguiu três jovens desportistas com medalhas de mérito desportivo de grau ouro na noite desta quarta-feira, 26 de Abril. Os distinguidos foram a campeã nacional por clubes de teqball em 2022, Leonor da Costa Pinho; a campeã nacional na categoria juventude pré-open latinas de dança, Margarida Casebre Serrão e o triatleta Gustavo do Canto, que integra o projecto Esperanças Olímpicas Los Angeles 2028 e Sidney 2032;
Leonor da Costa Pinho tem 18 anos e de 2020 a 2023 frequentou o Curso Profissional de Técnico de Desporto na Escola Secundária Marquesa de Alorna. Desde os 4 anos que praticou modalidades desportivas, tendo iniciado com a introdução ao meio aquático nas Piscinas de Almeirim. Entre 2013 e 2017 praticou ginástica acrobática na associação 20kms de Almeirim e esteve ligada ao Desporto Escolar em Ténis e Judo, tendo depois iniciado a prática de futsal e em 2021 mudou para o teqball tendo alcançado o título de campeã nacional por clubes em 2022 e estreou-se também como árbitro principal no circuito nacional de Beach Teqball em Abrantes. Em outubro de 2022 foi apurada para a selecção nacional de teqball na categoria Singles.
Margarida Casebre Serrão, 17 anos de idade, natural da freguesia de Fazendas de Almeirim e residente em Paços dos Negros, desde pequena que manifestou o gosto pela dança, dando passos pelo ballet, folclore e zumba, estando actualmente na dança desportiva. Iniciou o seu percurso na dança desportiva em 2016 na escola New Star Dance Club em Santarém tendo sido campeã e vice campeã regional. Desde 2019 está na Escola de Dança Desportiva Xira Dance Academy em Vila Franca de Xira tendo alcançado o título de campeã nacional na categoria Juniores II em Standard na categoria Juventude Pré-Open Latinas.
Gustavo do Canto, de 18 anos, natural de Almeirim, tem conseguido aliar os estudos aos bons resultados desportivos no triatlo, tendo concluído o ensino secundário no quadro de excelência. Actualmente é atleta residente do Centro de Alto Rendimento do Jamor, tendo no seu currículo vários títulos de vice-campeão nacional, participações no europeu e mundial da modalidade. É medalha de prata na Taça da Europa de Triatlo de Juniores na Turquia e foi vencedor por três vezes da Taça de Portugal de Triatlo. Neste ano de 2023 passou a integrar o Projeto Esperanças Olímpicas Los Angeles 2028 e Sidney 2032;