Sociedade | 29-04-2023 21:00

Personalidades de mérito distinguidas em Alhandra

Personalidades de mérito distinguidas em Alhandra
Junta de Alhandra entrega Galardões de Mérito aos que se destacam pelo seu trabalho em prol da comunidade

A União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz atribuiu galardões de mérito a empresas, colectividades, instituições e pessoas que têm feito a diferença na comunidade. Uma sessão de reconhecimento que contou com casa cheia.

Reconhecer e valorizar as personalidades e instituições que se notabilizam pelo serviço que prestam em prol da comunidade é o principal objectivo dos Galardões de Mérito da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz que, na noite de 22 de Abril, distinguiu oito cidadãos de mérito da freguesia.
A cerimónia realizou-se na Sociedade Euterpe Alhandrense, em Alhandra, e arrancou com a performance das alunas de dança da instituição e com o repertório musical da turma de alunos do Conservatório Regional Silva Marques. O presidente da junta, Mário Cantiga, sublinhou o papel social de todos os homenageados ao serviço da comunidade local. O discurso do autarca incidiu ainda sobre a importância dos cidadãos continuarem a lutar pela sua liberdade e não ceder a populismos.
Foi distinguida por mérito empresarial a empresa de moldes da vila de Alhandra, Mecimolde. O galardão de mérito social foi entregue à União Desportiva e Columbófila Adoslouquense (UDCA), pelo seu exemplo de resiliência e por nunca ter perdido de vista os valores e a prática da liberdade e da cultura. O Agrupamento de Escuteiros 1164 de Alhandra também foi distinguido com o prémio de mérito social. Actualmente, o grupo com 23 anos, tem 60 elementos entre adultos e crianças.
A Associação O Dom Maior foi reconhecida pelo seu mérito social. A associação dedica-se a apoiar pessoas com deficiência nomeadamente crianças. A instituição, com sede em Lisboa, tem uma colónia de férias em São João dos Montes com capacidade para 25 crianças e conta com a união de freguesias como parceira do trabalho que desenvolve.
Na área desportiva foi reconhecido o trabalho de Vítor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem. Chefe de divisão do desporto e lazer na Câmara de Vila Franca de Xira, Vítor Félix foi pioneiro na implementação da prática de canoagem no Alhandra Sporting Club.
Por mérito autárquico foi agraciado José Manuel Rumaneiro, presidente da UDCA há duas décadas. Aderiu ao Partido Comunista Português, foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local, foi presidente da Assembleia de Freguesia de São João dos Montes de 1990 a 1993 e presidente da Assembleia de Freguesia de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz de 2013 a 2021.
O galardão de mérito autárquico foi ainda entregue a Maria de Fátima Godinho Currito Santos, que exerceu vários anos a função de juíza social no Tribunal de Família e Menores de Vila Franca de Xira. Politicamente, integrou em 1989 a lista do Partido Socialista à Assembleia de Freguesia de Alhandra e desempenhou vários mandatos naquele órgão, incluindo a sua presidência de 2005 a 2009. Ao fim de 32 anos, em 2021, despediu-se daquela que disse ser a sua missão autárquica.

A jovem de Alhandra, Alice Falcão, foi eleita presidente de junta por um dia

Alice Falcão foi presidente de junta por um dia

Alice Falcão, 15 anos, foi a convidada deste ano da assembleia de freguesia para ser presidente de junta por um dia. O seu papel interventivo na escola EB 2,3 Soeiro Pereira Gomes, onde frequenta o 9º ano, chamou a atenção dos autarcas locais. Apesar de querer seguir teatro já participou no Parlamento dos Jovens porque gosta de ter uma voz activa. Mas para Alice a política tem um lado mau que é o das promessas não cumpridas e a falta de uma visão jovem.
Ao presidente da junta, Mário Cantiga, transmitiu que devia ser criada uma associação de jovens na freguesia para ouvir os seus anseios. “Através da associação os problemas identificados pelos jovens podem ser transmitidos à junta. Em Alhandra fazem falta mais iniciativas para dinamizar os espaços públicos como a Praça 7 de Março”, disse a O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo