Sociedade | 29-04-2023 15:58

Plataforma Cívica reitera que Campo de Tiro de Alcochete é a melhor opção para novo aeroporto

aeroporto aviao

A plataforma regista, de modo positivo, as decisões, à data, tomadas pela Comissão Técnica Independente e na quinta-feira apresentadas

A Plataforma Cívica "Aeroporto BA6-Montijo Não" voltou a defender o Campo de Tiro de Alcochete como a melhor opção para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa e congratulou a comissão técnica pelo trabalho que tem desenvolvido. Em comunicado, a plataforma regista, “de modo positivo, as decisões, à data, tomadas pela CTI (Comissão Técnica Independente) e na quinta-feira apresentadas”.

Para a Plataforma Cívica, que tem acompanhado e participado activamente no processo de decisão sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa, Alcochete constituiria a fase zero (fase de transição), no quadro de uma solução faseada, progressiva e adaptada à evolução da procura e do transporte aéreo, particularmente em Portugal.

A localização no Campo de Tiro de Alcochete é, no entender da Plataforma Cívica, a que dispõe das melhores condições para responder às necessidades estratégicas da região de Lisboa e do país.

A plataforma justifica esta posição indicando que os terrenos são públicos logo sem necessidades de expropriações, está a 41 quilómetros do centro de Lisboa, dispõe dos terrenos suficientes para chegar até quatro pistas e tem Declaração de Impacte Ambiental (DIA) “que pode facilmente ser recuperada, pois caducou por mera inércia e falta de vontade da concessionária, em 09 de Dezembro de 2020”. Por outro lado, acrescenta, tem projetos de execução e análise financeira muito avançados.

Todos estes requisitos, segundo a Plataforma Cívica, “encaixam, como nenhuma outra localização, nos dez critérios enunciados pela CTI”. A Plataforma Cívica adianta que irá em breve dar a conhecer ao público o conjunto, vasto, de documentos que entregou à CTI e que manterá a sua colaboração “com o objectivo de que os trabalhos da Comissão Técnica possam ter o sucesso que Portugal precisa”.

A comissão técnica que está a estudar a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa anunciou, na quinta-feira, 27 de Abril, nove opções possíveis para o novo aeroporto, que incluem as cinco definidas pelo Governo mais Portela+Alcochete, Portela+Pegões, Rio Frio+Poceirão e Pegões.

A lista de opções que passam às fases seguintes foi anunciada pela coordenadora-geral da Comissão Técnica Independente (CTI), Rosário Partidário, numa apresentação sobre os resultados das actividades desenvolvidas na primeira fase da Avaliação Ambiental Estratégica sobre o aumento da capacidade aeroportuária para a região de Lisboa.

Rosário Partidário explicou que às cinco opções avançadas pelo Governo - Portela+Montijo; Montijo+Portela; Alcochete; Portela +Santarém e Santarém - foram adicionadas as opções: Portela+Alcochete; Pegões; Portela+Pegões e Rio Frio+Poceirão, totalizando sete localizações e nove opções.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo