Unidade Local de Saúde avança em VFX para salvar cuidados de saúde
Ministério da Saúde anunciou criação de uma nova ULS no concelho que vai ser gerida em parceria entre os centros de saúde e o hospital. Autarcas estão cépticos quanto à sua capacidade para resolver os problemas graves que se sentem no atendimento clínico.
O ministro da saúde já tinha prometido aos autarcas de Vila Franca de Xira tomar medidas rapidamente para minorar o problema da falta de médicos de família no concelho e a resposta chegou agora, na forma de uma Unidade Local de Saúde (ULS), que vai ser criada no concelho.
A ULS é uma entidade pública de saúde que vai ser gerida pelo hospital de Vila Franca de Xira e pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo (ACES). Visa garantir a prestação de cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados, de forma integrada, à população residente no concelho que não tem médico de família.
A solução já foi dada a conhecer ao presidente da câmara, Fernando Paulo Ferreira, que se mostrou pouco convencido com a medida. “Não estou tranquilo com estas novas propostas que estão a surgir mas espero que a solução conjunta possa trazer melhorias”, lamentou. O autarca informou, em reunião de câmara, que já foi contactado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e pelo presidente do conselho de administração do hospital dando nota que está a ser elaborada a proposta de constituição e funcionamento da ULS.
* Notícia desenvolvida na edição semanal de O MIRANTE