Sociedade | 13-05-2023 21:00

Semana Académica de Santarém já é um grande momento do concelho

Semana Académica de Santarém já é um grande momento do concelho
João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara de Santarém

Vice-presidente da Câmara de Santarém considera que a Semana Académica já é um momento marcante no calendário de eventos do concelho. João Teixeira Leite falou a O MIRANTE sobre os desafios da habitação e quais as estratégias para tornar Santarém uma cidade mais jovem.

A Semana Académica de Santarém, que decorreu de 3 a 7 de Maio, já é um dos grandes momentos festivos do concelho. A opinião é de João Teixeira Leite, vice-presidente do município, com quem O MIRANTE conversou durante a Noite de Tunas no Largo do Seminário. O autarca referiu que é fundamental para o município que os jovens se sintam bem durante o seu processo formativo para que depois optem por ficar no concelho, constituir família e implementar os seus negócios.
Com cerca de cinco mil alunos a frequentar os estabelecimentos de ensino superior da cidade João Teixeira Leite considera que é importante continuar a investir na Semana Académica pelos impactos positivos que tem na economia do concelho. “Desde o primeiro segundo que o município se sentou à mesa com o Instituto Politécnico de Santarém, o ISLA e as diversas instituições estudantis. Estamos a investir mais nesta edição porque consideramos fundamental para a estratégia de dinamização do nosso território que os jovens se sintam felizes no nosso concelho”, vincou o autarca.
Sobre os desafios da habitação o vice-presidente afirma que é um problema “gravíssimo” no país e que Santarém, nesse aspecto, não é uma ilha. No entanto, existem boas perspectivas para o futuro. “Estamos a trabalhar para que o antigo presídio militar de Santarém receba mais de 200 novas camas e temos, do ponto de vista do urbanismo, vários projectos aprovados para responder à necessidade de construir nova habitação. Vamos também lançar nova hasta pública para a venda dos três edifícios da Escola Prática de Cavalaria para que possam ser uma resposta para a habitação”, acrescentou.
João Teixeira Leite é da opinião que Santarém precisa de melhorar a sua relação com a comunidade jovem e estudantil. “Queremos que as ruas do centro histórico tenham mais movimento por isso requalificamos a Praça Visconde Serra do Pilar e o Largo Ramiro Nobre. Também vamos recuperar o Campo Infante da Câmara para que o centro histórico possa ser um centro com vida e onde as pessoas se sintam bem”, concluiu.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1668
    12-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1668
    12-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo