Bolsas de estudo e mérito no valor de 45 mil euros entregues em Azambuja
Medida promovida pela Câmara de Azambuja visa a valorização do aproveitamento escolar e reduzir a desigualdade no acesso a boas condições de ensino. Os 45 bolseiros frequentam o ensino superior e residem no concelho.
A Câmara de Azambuja atribuiu 45 bolsas de estudo e de mérito no valor de mil euros cada, a alunos residentes no concelho que frequentam o ensino superior. A sessão decorreu no dia 10 de Maio, no auditório do Páteo Valverde, em Azambuja. Na cerimónia estiveram presentes o presidente do município, Silvino Lúcio, os vereadores, Mara Oliveira, Inês Louro, José Paulo Pereira e autarcas de várias freguesias.
A autarquia refere em comunicado que pretende com esta medida “promover a formação académica e o aproveitamento escolar dos jovens, contribuir para o incremento de quadros superiores no concelho de Azambuja, reduzir a desigualdade no acesso a boas condições de ensino e, premiar o desempenho dos que alcançam a excelência com o seu trabalho”. De acordo com as normas desta medida, a bolsa de estudo destina-se a ajudar jovens de agregados familiares de menores recursos enquanto as de mérito visam premiar os que obtenham uma classificação média igual ou superior a 15 valores.
Foram contemplados pela frequência ou ingresso no ensino superior 35 alunos, cada um deles com a bolsa de estudos no valor de mil euros, e integrantes de agregados familiares com rendimento per capita inferior a 650 euros e que tiveram aproveitamento escolar no ano anterior. Na vertente de mérito foram contemplados 10 alunos, cada um como uma bolsa de igual valor, em reconhecimento do mérito e excelência dos seus resultados académicos.