Sociedade | 20-05-2023 15:00

Raízes e tradições valorizadas na Semana da Ascensão na Chamusca

Raízes e tradições valorizadas na Semana da Ascensão na Chamusca
Banda Filarmónica Carregueirense "Victória" animou as ruas da Chamusca

Inauguração da maior festa do concelho da Chamusca contou com figuras do Estado que enalteceram a importância da valorização das raízes e tradições para o desenvolvimento dos territórios.

A maior festa do concelho da Chamusca decorre de 13 a 21 de Maio e foi inaugurada entre vários elogios, promessas de conclusão de obras e animação musical que ficou a cargo da Banda Filarmónica Carregueirense “Victória”. A habitual cerimónia do hastear da bandeira no primeiro dia da Semana da Ascensão contou este ano com a presença de António Ceia da Silva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, entre outros autarcas e dirigentes do concelho e da região ribatejana.
As intervenções começaram com o presidente da câmara, Paulo Queimado (PS), a destacar a inauguração de duas fases da empreitada de requalificação urbana da vila, intervenções que custaram mais de dois milhões de euros e sofreram vários percalços devido aos concursos públicos para a sua execução terem ficado inicialmente desertos. O autarca salientou, entre outros assuntos, o trabalho das juntas de freguesia na manutenção das tradições locais com a realização das festas e eventos ao longo de todo o ano.
António Ceia da Silva e Ana Abrunhosa tiveram discursos similares, com destaque principal para a importância da construção de infra-estruras para o desenvolvimento do território, captação de investimento e fixação de população. Os investimentos sociais também foram referidos como uma das preocupações a ter em conta por quem gere as autarquias, assim como a necessidade de continuar a promover os territórios com base nas tradições. “Não há sustentabilidade nos territórios se os nossos sectores tradicionais, raízes e tradições não forem valorizadas”, disse Ana Abrunhosa.

Um concelho em festa
A Semana da Ascensão tem decorrido com as habituais iniciativas tauromáquicas a marcarem a animação na vila, além de concertos todos os dias. Para os últimos dias o palco principal recebe Rosinha (18 de Maio), Ivandro (19) e Ana Bacalhau (20). O grande espectáculo de fado Chamusquense com Custódio Castelo encerra os festejos a 21 de Maio. A Semana da Ascensão é também um espaço de divulgação das actividades locais, produtos regionais, da gastronomia, além da vertente da tauromaquia, tradições e cultura, bem como actividades desportivas. A quinta-feira de ascensão é o momento alto da festa com a tradicional entrada de toiros na rua principal da vila. Mas também é o dia em que as pessoas da vila vão para o campo apanhar a espiga que em termos de tradição simboliza a sorte e prosperidade do lar.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1668
    12-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1668
    12-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo