Nos momentos de crise as associações de Alverca fazem a diferença
Alverca e Sobralinho têm o maior número de associações no concelho de VFX. A Associação de Ucranianos de Alverca (na foto) foi uma das que se juntou a mais uma edição da CulturAlverca.
Os problemas financeiros continuam a ser a principal dor de cabeça para os dirigentes das associações da União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho e só uma grande força de vontade e empenho à causa vai permitindo fazer diariamente omeletes sem ovos em prol da comunidade. Até porque, dizem alguns dirigentes ouvidos por O MIRANTE no domingo, 21 de Maio, é nos momentos de crise e dificuldade que o papel das associações é ainda mais importante.
Ucranianos juntaram-se à festa
Fundada há 15 anos a Associação de Ucranianos de Alverca, liderada por Oleksandr Sdobnikov, foi uma das colectividades que se juntou à festa. Estiveram a vender bolos e outros artigos para ajudar a angariar verbas para o esforço de guerra na sua terra natal. Agrega ucranianos que chegaram há duas décadas a Portugal mas também outros que chegaram entretanto, refugiados da invasão russa. Ao todo a associação agrega mais de 800 pessoas na cidade.