Sociedade | 27-05-2023 21:00

Tomar e Ourém vão receber financiamento para criação de vagas em creche

Tomar e Ourém vão receber financiamento para criação de vagas em creche
Governantes estiveram em Fátima a atribuir contratos para criação de novos lugares em creches. Foto CMO

Fátima recebeu sessão com governantes de atribuição de 153 contratos com a Segurança Social para criação de novos lugares em creches.

O Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, recebeu uma sessão de atribuição de 153 contratos com a Segurança Social para criação de novos lugares em creches em todo o país sendo que seis dos contratos são destinados ao concelho de Ourém. No caso de Tomar foram assinados três contratos de comparticipação financeira dos projectos aprovados. A iniciativa contou com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, dos secretários de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e do Planeamento, Ana Sofia Antunes e Eduardo Pinheiro, e do presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque.
Para Tomar vão ser atribuídos mais 286 mil euros para o projecto municipal da criação de uma creche para 74 crianças no espaço e edifício do Jardim-de-Infância Raul Lopes, que também se pretende reabilitar e que será conjugado com a resposta de jardim-de-infância actualmente existente. A empreitada, com um valor global superior a um milhão de euros, “visa contribuir para a coesão territorial e social numa acção directa de apoio social às famílias dando resposta à grave carência existente nesta área no concelho”, refere a autarquia em comunicado, acrescentando que também está aprovado o financiamento para os projectos do Centro de Integração e Reabilitação de Tomar e do Centro de Assistência Social de Tomar, respectivamente para a criação e ampliação da resposta de creche nas duas entidades.
“Este orgulho colectivo é garantir que isto, rapidamente, chegue ao terreno. É preciso simplificarmos todos os processos que não acrescentam valor e, portanto, têm aqui o meu compromisso de eliminar toda a burocracia que não acrescenta valor, para que estes projectos aconteçam e estejam ao serviço das crianças”, afirmou Ana Mendes Godinho na sua intervenção. Os contratos prevêem a criação de mais de cinco mil vagas em creche, num total de mais de oito mil espaços a intervencionar no âmbito da requalificação e alargamento da rede de equipamentos sociais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Segundo o ministério, “a criação destes novos lugares na área da infância representa um investimento total superior a 72 milhões de euros” sendo que 24,7 milhões de euros são financiados pelo PRR.
Aos jornalistas, Ana Mendes Godinho adiantou que neste momento há 58 mil crianças abrangidas pela creche gratuita tendo sido alargada “a possibilidade de acordos com creches privadas sempre que não haja capacidade de resposta por parte do sector social”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo