Sociedade | 29-05-2023 15:00

Vila Franca de Xira não quer ficar para trás no alargamento do metropolitano de Lisboa

Vila Franca de Xira não quer ficar para trás no alargamento do metropolitano de Lisboa
Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, defende a expansão do metro de Lisboa até ao seu concelho

Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira diz que a expansão do metropolitano de Lisboa deve chegar também ao seu concelho e ser considerada uma prioridade. Eleitos municipais já tinham aprovado uma proposta para que o projecto de alargamento da linha de metro até Loures seja revisto.

A linha da Carris Metropolitana (CM) que serve Vialonga e a une a Loures e Lisboa é a mais usada no concelho de Vila Franca de Xira e só por isso o projecto de expansão da linha do metropolitano de Lisboa deve contemplar o concelho ribatejano. A convicção foi deixada na última reunião de câmara pelo presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, que garante estar a pressionar o Ministério das Infraestruturas para tornar esse objectivo uma realidade.
“Das reuniões que temos tido com o ministério tenho falado sobre isto e vale a pena que esteja em cima da mesa e que possamos ir conversando sobre isso. Estou de acordo (com a expansão)”, defendeu o autarca, que reagia à recente aprovação em assembleia municipal, por maioria, de uma proposta que exige que o projecto de expansão do metro seja revisto para poder incluir o concelho de VFX.
Apresentado pela coligação Nova Geração (PSD/PPM/MPT), o documento exige à câmara municipal que esta faça os esforços necessários junto do Metropolitano de Lisboa, o Ministério do Ambiente, o Ministério das Infraestruturas e demais entidades administrativas competentes para que o projecto seja revisto e possa contemplar também uma ligação a Vialonga, a única freguesia do concelho de VFX sem ligação à via férrea.
Como O MIRANTE já tinha noticiado, com o projecto actual que termina na zona do Loureshopping, bastaria uma ligação de nove quilómetros para unir o Cabo de Vialonga à nova linha violeta do metro, uma empreitada de 390 milhões de euros provenientes de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência e que ficará concluída até ao final de 2026.
“Não nos afigura lógico que a futura linha violeta do metro não contemple uma ligação ao nosso concelho. Ficarmos de fora deste projecto não resolve os problemas de mobilidade e perpetua o atraso do nosso concelho face aos demais em proporcionar uma melhor qualidade de vida e atracção de investimento”, lê-se na proposta agora aprovada pelos eleitos.
A nova linha de metro ligará o concelho de Loures - desde a zona do Loureshopping e Hospital Beatriz Ângelo - a Odivelas num percurso de 13 quilómetros e será explorada e gerida pelo Metropolitano de Lisboa. O concurso público para a adjudicação do contrato de concepção e construção daquele que será o prolongamento da linha amarela vai ser lançado nos próximos meses, segundo a empresa.

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