Sociedade | 10-06-2023 07:00

Epopeia do grupo Filarmónica Fraude apresentado ao vivo numa versão coral do Canto-Firme

Iniciativa do maestro António Sousa, que dirigiu o coro nos últimos 40 anos e foi o compositor do grupo rock do eixo Tomar-Entroncamento, usando o nome Luís Linhares. Espectáculos a 5 e 6 de Julho, no Convento de Cristo.

Epopeia, álbum do grupo pop/rock Filarmónica Fraude, gravado em 1969, vai ser apresentado, numa versão coral do Coro Canto-Firme, de Tomar, em dois espectáculos, dias 5 e 6 de Julho, no Convento de Cristo. A iniciativa partiu do maestro António Sousa que, ao longo dos últimos 40 anos foi director artístico do Canto-Firme, e que integrou a Filarmónica, usando o nome Luís Linhares, tendo composto todos os temas da banda, em conjunto com o letrista António Pinho.
Esta nova versão de Epopeia, cujo tema central são os descobrimentos portugueses, mantém, segundo António Sousa/Luís Linhares, “...a sua matriz rock com uma formação semelhante à Filarmónica Fraude, sobre a qual se desenvolve uma estrutura coral a cargo do Coro Canto-Firme e de diversos instrumentistas amigos, tanto da Filarmónica Fraude como do Coro Canto-Firme, numa miscelânea de estilos e de gerações.” Os ensaios estão a decorrer há algum tempo.
A Filarmónica Fraude era composta por jovens do eixo Tomar-Entroncamento, e apesar da sua curta existência, foi um fenómeno de popularidade e adesão do público.
Musicalmente, o grupo representou um corte com a então chamada música ligeira portuguesa, ao produzir canções dentro da corrente anglo-saxónica do chamado rock progressivo, utilizando raízes folclóricas através das recolhas de Giacometti e Lopes-Graça, com letras da autoria de António Pinho, em português (e não em inglês como a corrente roqueira portuguesa de então), numa temática de crítica social transmitida com humor e muito sarcasmo.
Todos os (20) registos sonoros da Filarmónica Fraude datam de 1969, espaço de tempo em que registou, para a etiqueta Phillips, dois EP’s (O Menino e Animais de Estimação) e um álbum em formato Long Play - Epopeia.
Epopeia, é um álbum conceptual baseado numa visão crítica da história dos descobrimentos, enquanto perspectiva alegórica da própria guerra colonial e teve produção de Luís Vilas-Boas e João Martins para a Phillips Portuguesa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1651
    14-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1651
    14-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo