Sociedade | 14-06-2023 17:04

Presidente da Junta de Mouriscas detido pela Polícia Judiciária

Presidente da Junta de Mouriscas detido pela Polícia Judiciária
Pedro Matos é um rosto conhecido das Mouriscas

Pedro Matos é suspeito da prática de crime de peculato por ter adquirido e utilizado bens e meios da junta de freguesia em seu proveito.

O presidente da Junta de Freguesia de Mouriscas, o socialista Pedro Matos, foi detido na terça-feira, 13 de Junho, pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de ter comprado diversos bens para seu usufruto e da sua família pagos com dinheiro desta autarquia do concelho de Abrantes.

A detenção do autarca de 49 anos foi anunciada esta quarta-feira pela PJ, estando indiciado pelos crimes de peculato e peculato de uso. "O arguido, autarca local, terá utilizado abusivamente meios e funcionários da autarquia em seu proveito ou de terceiros, bem como também se apropriou de diversos bens, pertença da mesma autarquia", refere a PJ em comunicado, acrescentando que foram realizadas seis buscas na zona de Abrantes e apreendidos diversos objectos “e consistentes elementos de prova”.

Tal como O MIRANTE noticiou em Março passado, a Polícia Judiciária tinha estado na Junta de Freguesia de Mouriscas e na residência do presidente daquela autarquia a realizar buscas. Na terça-feira, 13 de Junho os inspectores regressaram à freguesia para recolher mais prova e deter o suspeito.

Questionado na altura pelo nosso jornal sobre a visita da PJ à junta de freguesia e à sua residência o autarca eleito pelo Partido Socialista disse apenas que as autoridades foram fazer o seu trabalho e que está “tranquilo”.

Em Abril, Pedro Matos voltou a dar nas vistas assim que veio a público, pela voz da oposição (CDU), a aquisição de três telemóveis por 3.888 euros - um Samsung Galaxy Z Fold 3 por 2.500 euros, um Samsung Galaxy S22+5G por 999 euros e um Iphone XS por 389.99 euros. Aparelhos que o agora suspeito de crime de peculato afirmou serem utilizados por si e por outros elementos daquela autarquia.

Ao que O MIRANTE apurou o detido foi esta quarta-feira presente a tribunal, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coacção.

Pedro Matos é presidente da Junta de Freguesia de Mouriscas desde 2017. Antes tinha sido encarregado geral da Associação Comunitária de Apoio à Terceira Idade de Mouriscas (ACATIM).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo