Beleza e arte no desfile dos alunos da Ginestal Machado em Santarém
Alunos de Artes Visuais da Escola Ginestal Machado, em Santarém, desenharam e produziram as suas próprias peças de roupa num trabalho de vários meses que culminou com um desfile e uma exposição de pintura e colagem que esteve patente no Convento de São Francisco.
Os finalistas do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, em Santarém, desfilaram e mostraram as suas produções a mais de uma centena de pessoas no Convento de São Francisco. As peças de roupa foram desenhadas e elaboradas na disciplina de Oficina de Artes e pensadas do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, numa actividade inserida no Plano Nacional das Artes.
Janina Silva, 52 anos, foi a professora responsável por coordenar o projecto que começou no início do ano lectivo, com seis horas semanais de aulas práticas e muito trabalho de casa. Segundo a docente, o objectivo do desfile final foi tirar os alunos da escola e da sua zona de conforto para poderem sentir “o brilho do público e da família a aplaudir”. “A responsabilidade é diferente porque temos um público a observar. É uma porta aberta para o futuro deles”, afirma a O MIRANTE, explicando que no ano lectivo anterior houve cinco alunos a seguir estudos na área da moda.