Sociedade | 19-06-2023 21:00

Utentes perdem comboio por não conseguirem subir as escadas da estação em Azambuja

Utentes perdem comboio por não conseguirem subir as escadas da estação em Azambuja
Pessoas com mobilidade reduzida veem-se impedidas de se deslocar de comboio por causa das constantes avarias no elevador

Elevador está constantemente avariado e de pouco ou nada valem as reparações porque em pouco tempo volta a deixar de funcionar. O problema resolvia-se com a substituição do equipamento, mas a Infraestruturas de Portugal não se pronuncia.

Na estação de comboios de Azambuja os utilizadores já perderam a conta às vezes que o elevador avariou e assim permaneceu durante semanas ou vários meses. Uma situação que tem causado constrangimentos a idosos e utilizadores com bebés, e que impossibilita quem tem mobilidade reduzida ou se desloca em cadeira de rodas de apanhar o comboio, por não conseguir subir e descer as escadas.
“Começamos a pensar que é normal alguém se ter esquecido que há um elevador para ser colocado novo na estação. Era urgente porque é triste vermos pessoas com dificuldade a subir aquela escadaria com crianças e malas. Está ali um problema”, afirma José Caetano, que tem alertado a Câmara de Azambuja para a necessidade de a Infraestruturas de Portugal, responsável pelo equipamento, encontrar uma solução. A empresa pública já foi por diversas vezes contactada pelo nosso jornal acerca das constantes avarias mas nunca respondeu.
Desta vez as avarias constantes arrastam-se há sete meses e de pouco ou nada tem valido os técnicos irem ao local fazer a reparação porque dali a algumas horas, ou mesmo minutos, o elevador volta a deixar de funcionar. Aos constrangimentos com as avarias acresce o risco de algum utilizador ficar preso no interior do equipamento. O presidente da Câmara de Azambuja, Silvino Lúcio (PS), confirma a situação: “Vêm aqui arranjam o elevador e quando chegam ao Carregado já está avariado”, diz, acrescentando que tem alertado insistentemente os responsáveis para o problema.
Na opinião do vereador do PSD, Rui Corça, o elevador claramente já não tem solução de arranjo e o que tem que acontecer para pôr fim ao constrangimento de mobilidade é a Infraestruturas de Portugal fazer a substituição total do equipamento por um novo. “Este romance com os elevadores não pode continuar”, sublinha.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo