Nova consulta para cuidadores informais do Médio Tejo
Centro Hospitalar do Médio Tejo tem disponível uma nova consulta para cuidadores informais nomeadamente na área das doenças neurodegenerativas.
Há uma nova consulta multidisciplinar dirigida aos cuidadores informais no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), constituído pelas Unidades de Abrantes, Tomar e Torres Novas. O projecto, segundo a instituição, surge como um acto de cuidar de quem cuida oferecendo um apoio multifacetado e a intervenção de uma equipa multidisciplinar de oito profissionais de saúde, composta por médicos, enfermeiros, assistente social e assistentes operacionais.
A consulta foi criada no final de 2022, no âmbito da Consulta Externa da Unidade de Abrantes do CHMT, e tem como objectivo apoiar os prestadores de cuidados dos utentes seguidos na especialidade da consulta de Neurologia nomeadamente na área das doenças neurodegenerativas. É garantida uma resposta aos cuidadores informais do Médio Tejo face ao crescente aumento de doentes com necessidade de apoio por parte de terceiros. “Cuidar de alguém é um processo exigente, longo e árduo, que impõe disponibilidade, dedicação, mas também conhecimentos e de uma rede de apoio extensa, já que a preocupação constante com o bem-estar de outra pessoa e a sua crescente dependência, exige adaptações físicas, sociais, cognitivas e emocionais podendo revelar-se um processo difícil e desgastante do cuidador”, refere o CHMT em nota de imprensa.
A instituição acrescenta que os prestadores de cuidados deparam-se com dificuldades nas tarefas que executam diariamente, enfrentando situações adversas, ausência de respostas para a resolução de problemas imediatos, problemas financeiros e a restrição da vida social em função da doença do seu ente querido. “Estas situações desafiam as exigências do acto de cuidar e contribuem para o seu cansaço físico e psicológico resultando muitas vezes numa exaustão do cuidador”, vinca.