Os sons do rio Almonda podem ser ouvidos numa exposição nas Lapas
“Monda Sonora: Ressonâncias do Almonda” é uma exposição que explora os sons do rio Almonda e é produzida pelo Colectivo 249. Visa a valorização do património natural e a consciencialização ambiental e está patente até 25 de Junho nas Lapas.
Os passeios ao domingo pela natureza deram origem à pesquisa sonora do rio Almonda, iniciada em 2020, para promover a valorização do património natural e a consciencialização ambiental. O resultado do trabalho desenvolvido pode ser observado na exposição “Monda Sonora: Ressonâncias do Almonda”, organizada pelo Colectivo 249, com o apoio do município de Torres Novas e do Museu Municipal Carlos Reis. A exposição está patente até 25 de Junho na escola primária das Lapas.
O MIRANTE foi conhecer o projecto no dia em que o grupo de Amigos Avós e Netos da Freguesia de Lapas visitou a exposição. O projecto permite que a comunidade explore os sons do rio Almonda em 90 minutos de som captado por microfones específicos direccionais, hidrofones, entre outros. A grande descoberta auditiva e visual da experiência, cuja recolha durou cerca de 80 horas, foi quando estiveram na nascente do rio. A sala da exposição é toda forrada com panos para entrar o mínimo de luz e som possível para que seja perceptível os diferentes sons da natureza.
Júlio Costa, responsável pela exposição, revela que o maior desafio do projecto foi suportar os custos do material tecnológico envolvido uma vez que o Colectivo 249 é uma associação sem fins lucrativos que surgiu, acrescenta, devido à necessidade de reunir forças para o mundo das artes crescer numa zona do país em que a comunidade não revela muito interesse na área. “Ao contrário de Lisboa e Porto o concelho não se envolve frequentemente em actividades relacionadas à arte e é uma forma da comunidade aprender a valorizar a arte contemporânea através da realidade local”, afirma Júlio Costa.
Teresa Lopes, directora do Museu Municipal Carlos Reis, está ligada à cultura há cerca de três décadas e refere que a exposição é uma chamada de atenção sobre a importância do rio e da sua preservação para a comunidade, sendo que, considera, devia de ser mais bem aproveitado. A Câmara Municipal de Torres Novas tem dois projectos relacionados com o rio Almonda: a pista internacional de pesca desportiva e a renaturalização das margens do rio que visam a valorização do Almonda como um corredor ecológico que possibilita a conexão de vários locais do concelho.