Excesso de trânsito na EN10 causa mais poluição que actividade industrial
Excesso de gases e partículas em suspensão na EN10, sobretudo nos troços urbanos de VFX e Alverca, continua a gerar alertas, segundo estudo sobre a qualidade do ar no concelho. A indústria já não é o principal foco de poluição.
O ar que se respira no concelho de Vila Franca de Xira está de boa saúde e recomenda-se à excepção das zonas próximas da Auto-Estrada do Norte (A1) da Estrada Nacional 10 (EN10), entre a Póvoa de Santa Iria e Vila Franca de Xira, onde ainda se registam elevadas concentrações de gases e partículas em suspensão.
Ainda que os valores detectados estejam abaixo dos limites diários definidos por lei, o excesso de automóveis na EN10 continua a ser o principal foco de poluição e o problema merece um olhar atento. O alerta foi deixado por Francisco Ferreira, coordenador científico do estudo de reavaliação da qualidade do ar no concelho realizado pelo Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Universidade Nova de Lisboa.
De 2005 até hoje a qualidade do ar no concelho tem vindo a melhorar substancialmente mas no caso do principal foco de poluição, a EN10, deve-se à evolução tecnológica dos automóveis que se tornaram menos poluentes e não tanto por causa de medidas concretas tomadas no terreno para solucionar o problema, revelou o estudo apresentado na tarde de 20 de Junho, em Alverca.