Sociedade | 29-06-2023 18:00

Excesso de trânsito na EN10 causa mais poluição que actividade industrial

Excesso de trânsito na EN10 causa mais poluição que actividade industrial
Estudo de reavaliação da qualidade do ar foi apresentado no jardim José Álvaro Vidal no centro de Alverca

Excesso de gases e partículas em suspensão na EN10, sobretudo nos troços urbanos de VFX e Alverca, continua a gerar alertas, segundo estudo sobre a qualidade do ar no concelho. A indústria já não é o principal foco de poluição.

O ar que se respira no concelho de Vila Franca de Xira está de boa saúde e recomenda-se à excepção das zonas próximas da Auto-Estrada do Norte (A1) da Estrada Nacional 10 (EN10), entre a Póvoa de Santa Iria e Vila Franca de Xira, onde ainda se registam elevadas concentrações de gases e partículas em suspensão.
Ainda que os valores detectados estejam abaixo dos limites diários definidos por lei, o excesso de automóveis na EN10 continua a ser o principal foco de poluição e o problema merece um olhar atento. O alerta foi deixado por Francisco Ferreira, coordenador científico do estudo de reavaliação da qualidade do ar no concelho realizado pelo Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Universidade Nova de Lisboa.
De 2005 até hoje a qualidade do ar no concelho tem vindo a melhorar substancialmente mas no caso do principal foco de poluição, a EN10, deve-se à evolução tecnológica dos automóveis que se tornaram menos poluentes e não tanto por causa de medidas concretas tomadas no terreno para solucionar o problema, revelou o estudo apresentado na tarde de 20 de Junho, em Alverca.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo