Sociedade | 03-07-2023 10:00

Excesso de trânsito na EN 10 causa mais poluição em VFX que actividade industrial

Excesso de trânsito na EN 10 causa mais poluição em VFX que actividade industrial
Estudo de reavaliação da qualidade do ar foi apresentado no jardim José Álvaro Vidal no centro de Alverca

Excesso de gases e partículas em suspensão na Estrada Nacional 10, em particular nos troços urbanos de Vila Franca de Xira e Alverca, continua a gerar alertas, revela estudo sobre a qualidade do ar no concelho. A indústria já não é o principal foco de poluição mas sim os automóveis.

O ar que se respira no concelho de Vila Franca de Xira está de boa saúde e recomenda-se à excepção das zonas próximas da Auto-Estrada do Norte (A1) da Estrada Nacional 10 (EN10), entre a Póvoa de Santa Iria e Vila Franca de Xira, onde ainda se registam elevadas concentrações de gases e partículas em suspensão.
Ainda que os valores detectados estejam abaixo dos limites diários definidos por lei, o excesso de automóveis na EN10 continua a ser o principal foco de poluição e o problema merece um olhar atento. O alerta foi deixado por Francisco Ferreira, coordenador científico do estudo de reavaliação da qualidade do ar no concelho realizado pelo Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Universidade Nova de Lisboa.
De 2005 até hoje a qualidade do ar no concelho tem vindo a melhorar substancialmente mas no caso do principal foco de poluição, a EN10, deve-se à evolução tecnológica dos automóveis que se tornaram menos poluentes e não tanto por causa de medidas concretas tomadas no terreno para solucionar o problema, revelou o estudo apresentado na tarde de 20 de Junho, em Alverca.
“Continua em cima da mesa o alerta para a necessidade de procurarmos reduzir o peso do transporte individual rodoviário e mobilizar os modos suaves e transporte colectivo. Isso continua a ser essencial. Deve continuar a constituir uma preocupação para Vila Franca de Xira a necessidade de reduzir o tráfego dos eixos principais que atravessam o concelho, sobretudo a EN10, onde as pessoas estão mais expostas aos poluentes”, alerta Francisco Ferreira a O MIRANTE.
A Organização Mundial de Saúde está a fixar valores-guia muito mais restritos para virem a ser cumpridos em breve e a União Europeia está a produzir nova legislação relativa à qualidade do ar. “Vila Franca de Xira não é, comparativamente com outras cidades aqui perto e até o centro de Lisboa, das piores, mas deve manter a preocupação com este tema”, alerta o professor.
O estudo da qualidade do ar, feita ao longo de dois anos com recurso a 46 locais de amostragem e uma estação móvel de recolha de dados, confirmou que a indústria já não é o principal foco de poluição mas sim os automóveis, com o dióxido de azoto e as partículas em suspensão por veículos diesel a serem os principais poluentes no ar. “Detectámos algumas zonas de tráfego na EN10 com concentrações elevadas de partículas em suspensão. Os níveis de dióxido de azoto, associados à combustão dos automóveis, têm valores elevados e merecem um acompanhamento contínuo”, alerta o responsável. O centro da cidade de Vila Franca de Xira, em particular a Rua Luís de Camões e todo o atravessamento da cidade de Alverca, são os locais mais poluídos.

Indústria não incomoda
O estudo revela ainda que a indústria tem mantido os valores de emissões dentro do permitido por lei e que as concentrações de dióxido de enxofre, muito ligado à queima de combustíveis na indústria, são extremamente baixos. “Não estamos a dizer que a indústria não levanta problemas de qualidade do ar, poderá levantar, mas apenas de forma esporádica porque nesta amostragem não detectámos essa situação”, explica.
A vice-presidente do município, Marina Tiago, congratulou-se pelo estudo revelar melhorias na qualidade do ar no concelho mas alertou para a necessidade da comunidade olhar com atenção para a temática e tentar trocar o automóvel por meios de deslocação mais amigos do ambiente que permitam reduzir os impactos naquele que é o principal troço rodoviário do concelho.

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