Sociedade | 04-07-2023 10:00

Falha de comunicação impede inscrição de criança nas actividades de apoio à família em Benavente

Falha de comunicação impede inscrição de criança nas actividades de apoio à família em Benavente
Marisa Ferro quer validar a inscrição do filho nas AAAF por causa de gralha nas datas

Comunicação da Câmara de Benavente afixada nas escolas tinha um erro na data de inscrição dos alunos para as Actividades de Animação e Apoio à Família. Marisa Ferro diz que este erro a impediu de conseguir inscrever o filho durante o período de férias lectivas.

Um erro numa frase foi o suficiente para Marisa Ferro ter deixado passar a data de inscrição do filho mais novo nas Actividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) na educação pré-escolar. O filho de cinco anos frequenta o Jardim-de-Infância do Porto Alto e vai terminar as aulas a 30 de Junho. A partir dessa data a criança não tem com quem ficar porque os pais trabalham. O estabelecimento escolar afixou a informação veiculada pela Câmara de Benavente, que é responsável pela gestão das AAAF, e que diz que as inscrições abriam a partir de 16 de Junho. A data está errada e as inscrições decorreram de 1 a 16 de Junho.
Marisa Ferro garante que a gralha levou a que não tenha conseguido submeter a inscrição do filho nas actividades, através da plataforma electrónica Siga, porque só o fez a 17 de Junho. Confrontada com a situação, e após ter dialogado com outros encarregados de educação, contactou a Câmara de Benavente. “Liguei para a câmara a explicar a situação e a senhora foi mal educada. Disse que os pais tinham sido avisados por mensagem, enviada para o telemóvel, e que tinham as datas correctas nas redes sociais e site da câmara. Não estou sempre a ver a internet e não recebi SMS nem e-mail”, lamenta.
No mesmo dia enviou correio electrónico para o departamento de educação da autarquia e posteriormente para a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Samora Correia, no qual é associada, mas sem resposta. Dia 21 de Junho deu conhecimento da situação à Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.
Sentindo-se desamparada e sem alternativa, Marisa Ferro diz que se não conseguir uma vaga para o filho será forçada a despedir-se do trabalho. “A minha família é monoparental, tenho mais um filho de 17 e outro de 12 anos. Mas não são eles que têm de tomar conta do irmão. Não tenho conhecimento de amas disponíveis na região e aquelas que conheço já estão cheias”.

Câmara assume erro
A vice-presidente da Câmara de Benavente, responsável pelo pelouro da Educação, Catarina Vale assume a gralha no documento afixado nas escolas. “Assumimos que o documento tem uma gralha e que estes casos vão ter de ser considerados desde que cumpram os requisitos para a frequência da actividade. Este caso não cumpre os requisitos porque faltam documentos”, diz.
O número de vagas para as AAAF nos meses de Verão em Samora Correia, Benavente e Porto Alto são de 40 por semana, ou seja, 120 alunos por semana no total. Segundo Catarina Vale a listagem de alunos ainda não está fechada e existem semanas com vagas por preencher.
A O MIRANTE, o presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Samora Correia, Joaquim Araújo, diz que até à data só teve conhecimento do caso de Marisa Ferro. O responsável solicitou o agendamento de uma reunião com a câmara para abordar entre outros assuntos, o caso de Marisa Ferro.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo