Sociedade | 12-07-2023 07:00

Parque da Auchan em Alverca vai ser transformado numa centena de apartamentos

Projecto apresentado na última semana pelos promotores apanhou os vereadores da CDU de surpresa que acusam a Câmara de Vila Franca de Xira de patrocinar a especulação imobiliária. Presidente do município fala em projecto fundamental para aumentar atractividade da cidade.

A galeria comercial da Auchan, em Alverca, junto à Estrada Nacional 10, vai ser transformada num complexo imobiliário com 100 apartamentos para arrendamento num investimento privado de 32 milhões de euros, do qual um milhão sai dos cofres do município no âmbito da instalação, no local, da nova Loja do Cidadão.
O projecto apanhou de surpresa os vereadores da CDU na Câmara de Vila Franca de Xira, que não pouparam nas palavras na última reunião do executivo acusando a gestão socialista de privilegiar operações de especulação imobiliária no concelho. “Ficámos a saber que a câmara implementou uma parceria público-privada na área da habitação. Como é que isto é possível? Patrocinar o desenvolvimento de investimentos imobiliários especulativos?”, criticou Nuno Libório.
O presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, recusa a comparação e fala em resolver problemas criados no passado. “Isto não tem nada a ver com especulação imobiliária. Tem a ver com resolver problemas criados, sim, pela especulação e o edifício do Auchan era uma prova disso, tal como o Vila Franca Centro. Estamos a resolver o problema do Auchan e estou convicto que das reuniões com os donos do Vila Franca Centro chegaremos também a uma óptima solução para aquele edifício e para a cidade”, explicou.
Sobre a reabilitação da zona do Auchan, o autarca entende que se trata de uma reabilitação territorial bastante grande e de qualidade para a cidade, criando espaços intermodais de uso diferenciado. “Queremos uma solução de cidade, em que as pessoas tenham serviços, comércio, mobilidade suave e soluções de construção para arrendamento que são fundamentais para dar novo impulso à cidade e ao concelho”, defendeu. Um conceito que, disse, quer replicar noutros pontos do concelho em breve.

Apartamentos, jardins e ginásio
A reabilitação do espaço Auchan é promovido pela Nhood Portugal em representação da Ceetrus, a nova proprietária do espaço em co-propriedade com a Auchan. O projecto apresenta-se prometendo revitalizar um quarteirão de 78 mil metros quadrados, criando uma centena de apartamentos para arrendar que vão de tipologias estúdio a T3, prontas a ocupar por 200 pessoas, incluindo um ginásio, espaço de saúde e bem-estar e uma loja Leroy Merlin, além da Auchan. O projecto estima 1.800 metros quadrados de jardins, 4.650 m2 de zonas permeáveis e contará com 900 painéis fotovoltaicos sendo prometida a criação de uma centena de postos de trabalho. O arranque das obras está previsto para final de Julho e a conclusão da primeira fase, destinada ao retalho, para Junho do próximo ano. A obra dos apartamentos arrancará em 2025 segundo a empresa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo