Município de Azambuja e Cruz Vermelha Portuguesa lançam programa de apoio alimentar para pessoas carenciadas
As famílias com dificuldades económicas do concelho de Azambuja já se podem inscrever no Programa de Apoio Alimentar e Bens Essenciais. Através da delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa passam a receber cabazes alimentares.
O Município de Azambuja, em parceria com a Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa, anunciou o lançamento do Programa de Apoio Alimentar e Bens Essenciais (PAABE). Esta iniciativa surge como resposta ao crescente número de pedidos de ajuda alimentar por parte de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, que têm recorrido à delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa em busca de apoio.
Foi estabelecido um protocolo de cooperação e colaboração entre a delegação de Aveiras de Cima e a Câmara de Azambuja para criar o PAABE.
O programa fornece apoio às famílias através de cabazes de alimentos e bens essenciais com produtos doados à Cruz Vermelha.
O PAABE abrange quatro medidas de apoio: emergência, sustentabilidade e urgência, que são de responsabilidade exclusiva da Cruz Vermelha Portuguesa. Cabe à autarquia de Azambuja avaliar tecnicamente os pedidos, encaminhá-los para a delegação de Aveiras de Cima e acompanhar socialmente os beneficiários. Por sua vez, a delegação de Aveiras de Cima fica responsável por receber e gerir as doações bem como fazer a entrega aos beneficiários.
O Apoio de Recuperação tem uma capacidade de resposta para 40 pessoas, com processos completos, enquanto os restantes ficam em lista de espera.
Os interessados em candidatar-se ao programa devem preencher o formulário disponível no serviço social do Município de Azambuja, localizado no edifício do Páteo Valverde em Azambuja, ou na delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa.