Sociedade | 17-07-2023 10:00

Município prepara solução urgente para morador da Castanheira que vive em barraca

Município prepara solução urgente para morador da Castanheira que vive em barraca
Câmara e serviços sociais estão a preparar um plano de intervenção para retirar Isidro Godinho da barraca onde vive

Câmara de Vila Franca de Xira garante que está a ser desenvolvido um plano de intervenção ajustado às necessidades do morador, que vive numa barraca insalubre à beira da Estrada Nacional 1, em Castanheira do Ribatejo.

Os serviços sociais da Câmara de Vila Franca de Xira, em conjunto com outros serviços da Segurança Social, estão a preparar um plano de acção para poder dar melhores condições de vida a Isidro Godinho, que vive numa barraca insalubre na Castanheira do Ribatejo e que O MIRANTE deu a conhecer na última edição.
Em resposta ao nosso jornal, o município explica que os serviços estão a proceder a uma análise das condições estruturais da habitação para avaliação dos riscos existentes, bem como a proceder a uma avaliação clínica do estado de saúde de Isidro Godinho, “com vista a definir um plano de intervenção ajustado às suas necessidades”. Caso o morador venha a concordar, será agilizada uma alternativa habitacional com serviço de apoio domiciliário, promete a câmara, referindo que os serviços sociais estão “a acompanhar a situação no sentido de a resolver o mais brevemente possível”.
O caso tem chocado a comunidade. O morador, que tem problemas na fala, tem vivido da ajuda de alguns vizinhos. O anexo abarracado onde vive, à beira da Estrada Nacional 1, não tem condições e uma caixa de esgoto tem vertido dejectos e águas pestilentas para o interior do espaço onde Isidro Godinho dorme e come.
Isidro Godinho foi novo para o Algarve, onde trabalhou com máquinas e foi servente de obras. Quando a firma faliu regressou a Castanheira do Ribatejo e a casa de familiares. Quando estes morreram deu por si sem tecto e a ocupar um anexo a que chama casa. Vive de pouco mais de 200 euros que recebe da Segurança Social e da ajuda que recebe dos vizinhos. “Isto é urgentíssimo. É uma situação grave que precisa de solução urgente. Isto está péssimo”, apelou o vizinho, António Gomes, a O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo