Sociedade | 20-07-2023 17:27

Escavações no Castro de Vila Nova de São Pedro voltam a atrair centenas de curiosos

Escavações no Castro de Vila Nova de São Pedro voltam a atrair centenas de curiosos
Foto CM Azambuja - Todos os anos a população tem oportunidade de acompanhar as escavações no castro

Dia aberto às escavações o permitiu dar a conhecer o trabalho científico realizado naquele sítio arqueológico do concelho de Azambuja. Visitantes puderam ainda degustar uma refeição pré-histórica.

As escavações no Castro de Vila Nova de São, que continua a ser um dos sítios de referência a nível peninsular para o estudo do Calcolítico nomeadamente na matéria dos povoados fortificados, voltaram a atrair centenas de pessoas e crianças ao local, no âmbito da iniciativa Dia Aberto no Castro, realizada a 13 de Junho.

As visitas foram dinamizadas pela equipa de arqueólogos da campanha de escavação de 2023, coordenada pela equipa do projecto científico VNSP 3000 e têm como objectivo, refere a Câmara de Azambuja em comunicado, “valorizar este sítio arqueológico, sensibilizar a comunidade para a sua importância e dar a conhecer o trabalho científico que se tem realizado”.

Além de ser explicado aos visitantes como seria aquele lugar há cinco mil anos e o que se tem encontrado nas áreas escavadas foi dinamizada uma refeição pré-histórica para exemplificar a gastronomia calcolítica e a forma como eram cozinhados os alimentos como o javali, a truta salmonada, os cogumelos e os frutos silvestres. “Todos os alimentos apresentados representaram vestígios de alimentos encontrados durante as escavações dos últimos anos”, salienta a autarquia presidida por Silvino Lúcio.

O sítio arqueológico, vulgo Castro, existente em Vila Nova de São Pedro, concelho de Azambuja, está classificado como Monumento Nacional desde 1971. A maior parte dos terrenos onde existiu o povoado fortificado são propriedade do município.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo