Tomar recebe cinco desfibrilhadores automáticos externos
Tomar tem cinco desfibrilhadores automáticos externos para assistir vítimas que entrem em paragem cardiorrespiratória. Os locais escolhidos foram os Paços do Concelho, o Pavilhão Municipal, a FAI, as piscinas e a associação de Carvalhos de Figueiredo.
A Câmara Municipal de Tomar avançou com a instalação de desfibrilhadores automáticos externos (DAE) em cinco locais públicos. Os equipamentos foram instalados nos Paços do Concelho, no Pavilhão Municipal de Tomar, na FAI, nas piscinas e em associações, sendo que a primeira será em Carvalhos de Figueiredo, segundo anunciou a presidente da câmara, Anabela Freitas, na reunião de executivo, a 24 de Julho. Os DAE’s estão certificados pelo INEM e as equipas estão formadas para a utilização dos equipamentos. A presidente acrescenta que está a ser feito um levantamento de mais locais para a instalação dos equipamentos na Câmara Municipal de Tomar e em associações que tenham elevada afluência de público pelas actividades que efectuam.
O desfibrilhador automático externo é um equipamento para utilizar em caso de paragem cardiorrespiratório. O processo é simples e o operador apenas precisa de tocar no botão e seguir as instruções. O objectivo é que vidas sejam salvas quando não há profissionais de saúde por perto.