Sociedade | 05-08-2023 15:00

Obras para converter antigo presídio de Santarém em residência de estudantes só em 2024

Vão ter de mudar de local os serviços e entidades instalados na Casa de Portugal e de Camões, onde funcionou em tempos um presídio militar. O edifício da E-Redes, junto à Escola Ginestal Machado, vai ser arrendado para acolher serviços municipais.

As obras de requalificação e adaptação do antigo presídio militar de Santarém, que vai ser transformado numa residência para estudantes, devem começar no início de 2024, se se cumprir a intenção da Estamo, Participações Imobiliárias, S.A., sociedade estatal que é detentora daquele património. Actualmente, o antigo presídio tem a designação de Casa de Portugal e de Camões e tem sido ocupado pela Câmara de Santarém, que ali instalou diversos serviços e entidades que vão ter de mudar de casa. Para já é certa a transferência do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão para um palacete doado ao município nas proximidades do Jardim das Portas do Sol. Na calha está também a mudança da UTIS – Universidade da Terceira Idade de Santarém para o complexo da antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC).
Na última reunião de câmara, o presidente do município, Ricardo Gonçalves (PSD), revelou também a intenção de transferir os serviços municipais que funcionam no antigo presídio militar para o edifício da EDP (hoje E-Redes), junto à Escola Secundária Ginestal Machado, para onde também devem transitar serviços da câmara que estão na antiga EPC. Para já, essa instalação será em regime de arrendamento, mas o autarca não descarta a possibilidade de aquisição do imóvel da empresa de electricidade.
Em resposta a uma pergunta do vereador Manuel Afonso (PS), Ricardo Gonçalves revelou que a Estamo pretende iniciar as obras no antigo presídio militar no início de Janeiro de 2024. A intervenção no antigo estabelecimento prisional tem financiamento garantido do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no valor de 6,7 milhões de euros e visa criar alojamento estudantil a custos acessíveis com disponibilização de 204 camas. A data prevista para conclusão da empreitada é 31 de Julho de 2025.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo